AJUSTESCONTÁBEIS PARA O CÁLCULO DO EVA:ESTUDO SOBRE OS PROCEDIMENTOS ADOTATOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32093Palavras-chave:
EVA, Valor econômico agregado, Lucro residual, Ajustes contábeisResumo
A geração de valor para o acionista está se tornando umapreocupação cada vez mais presente em resposta à pressão dosinvestidores e de conselhos de administração. Várias abordagensestão disponíveis, entre estas, uma linha de pensamentoligada ao Lucro Residual, o Valor Econômico Agregado (EVA),metodologia desenvolvida pela Stern Stewart & Co. Para corrigiras impropriedades percebidas na prática das demonstraçõesfinanceiras, alguns usuários da técnica do EVA ajustamos dados contábeis de acordo com os Princípios ContábeisGeralmente Aceitos, na expectativa de que tais ajustes produzamvalores mais confiáveis e possam gerar ambiente propícioaos comportamentos administrativos mais próximos aoótimo esperado. A lógica e a mecânica por trás desses ajustessão tratadas ao longo do trabalho, investigando a possívelcorrelação entre a percepção de entendimento do controller e autilização dos métodos adotados pela organização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.