A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32116Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Capacidade de Competição. Vantagem Competitiva. Resource Based View.Resumo
Com este artigo objetiva-se identificar se os benefícios daspráticas de gestão do conhecimento são associados com capacidadede competição das empresas, segundo a perspectivados gestores. A abordagem teórica desenvolvida para atendera esse objetivo concentra-se nos conceitos derivados do modeloda Resource based View – RBV. Nesse modelo, a Gestão doConhecimento pode ser caracterizada como uma fonte devantagem competitiva da firma. Foram pesquisadas oitoempresas localizadas na cidade de São Paulo, de diferentesportes, de origem brasileira ou multinacional, e que afirmaramadotar práticas de gestão do conhecimento. Os dadosforam coletados por meio de entrevistas não-estruturadas.Os resultados mostram evidências de que nas empresasestudadas os gestores reconhecem uma associação entre aspráticas de gestão do conhecimento e a aquisição de umavantagem competitiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.