A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO

Autores

  • André Eduardo Miranda dos Santos
  • Silvio Popadiuk

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32116

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Capacidade de Competição. Vantagem Competitiva. Resource Based View.

Resumo

Com este artigo objetiva-se identificar se os benefícios daspráticas de gestão do conhecimento são associados com capacidadede competição das empresas, segundo a perspectivados gestores. A abordagem teórica desenvolvida para atendera esse objetivo concentra-se nos conceitos derivados do modeloda Resource based View – RBV. Nesse modelo, a Gestão doConhecimento pode ser caracterizada como uma fonte devantagem competitiva da firma. Foram pesquisadas oitoempresas localizadas na cidade de São Paulo, de diferentesportes, de origem brasileira ou multinacional, e que afirmaramadotar práticas de gestão do conhecimento. Os dadosforam coletados por meio de entrevistas não-estruturadas.Os resultados mostram evidências de que nas empresasestudadas os gestores reconhecem uma associação entre aspráticas de gestão do conhecimento e a aquisição de umavantagem competitiva.

Biografia do Autor

André Eduardo Miranda dos Santos

Mestre em Administração de Empresas, Funcionário CLT Visa Vale

Silvio Popadiuk

Doutor em Administração de Empresas, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Miranda dos Santos, A. E., & Popadiuk, S. (2010). A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 8(1), 21–32. https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32116

Edição

Seção

Artigos