PRODUTOS CHINESES NA ECONOMIA NORDESTINA: UMA AVALIAÇÃO DE SETORES SELECIONADOS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32121Palavras-chave:
Comércio Exterior. Competitividade. Indústria. Região Nordeste do Brasil. China.Resumo
A trajetória do comércio externo brasileiro no período recenteestá fortemente relacionada com a expansão do comércioexterior da economia chinesa. As trocas comerciais da RegiãoNordeste com a China também tomaram impulso no períodoanalisado e é responsável por grande parte do crescimentoda corrente de comércio regional com o mundo. O artigo visaanalisar a introdução, no período 2002-2007, de produtoschineses na economia nordestina a partir de setores selecionados.Para efeito de análise, foram selecionados os grupos deprodutos que fazem parte de segmentos tradicionais da estruturaprodutiva da Região. O conjunto de setores selecionadosvem apresentando trajetória crescente, particularmente o setorde calçados, e de maneira sustentada nos últimos anos, apesarde haver registrado comportamentos díspares entre eles noque se refere à intensidade dos ganhos e das perdas deposição na pauta regional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.