INTENÇÕES E AÇÕES EM RELAÇÃO A ESCOLHAS DE PRODUTOS ECOLÓGICOS: ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CARIOCA

Autores

  • André Lacombe Rocha

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32134

Palavras-chave:

Produtos ecológicos, marketing verde, comportamento do consumidor, consumo sustentável, atitude.

Resumo

O artigo apresenta o resultado de pesquisas realizadas sobre atitudes e comportamentos de compra de consumidores de diferentes tipos de bens com características ecológicas. O objetivo é avaliar o valor atribuído a essas características por grupos de consumidores e identificar variáveis que estejam associadas a essas escolhas. O método utilizado é a análise conjunta, complementado por dados qualitativos. Fizeram parte dos estudos 469 consumidores. Os resultados revelam que nem sempre atitudes favoráveis se traduzem em escolhas compatíveis. Conclui-se que o valor dado a ofertas ecológicas varia em função do tipo de produto, está mais relacionado às mulheres e em particular com nível de instrução superior.

Biografia do Autor

André Lacombe Rocha

PhD e MSc em Economia Agrícola pela University of London. Pós-Graduação em Marketing pelo IAG, Bacharel em Administração pela PUC-Rio. Atualmente é professor e pesquisador nas áreas de Marketing, Meio Ambiente e Logística no IAG, PUC-Rio.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Rocha, A. L. (2011). INTENÇÕES E AÇÕES EM RELAÇÃO A ESCOLHAS DE PRODUTOS ECOLÓGICOS: ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CARIOCA. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 9(1), 49–65. https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32134

Edição

Seção

Artigos