Gestão Estratégica; Gestão Universitária; Gestão de Pequenas Empresas; Estratégia em Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico.
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32136Palavras-chave:
Gestão Estratégica, Gestão Universitária, Gestão de Pequenas Empresas, Estratégia em Instituições de Ensino Superior, Planejamento Estratégico.Resumo
A expansão do ensino superior desencadeada no final dos anos 90 gerou um grande número de IES de pequeno porte. Mesmo sendo organizações complexas, a gestão estratégica de IES de pequeno porte apresenta algumas características similares à gestão de Micro, Pequenas e Médias empresas, em especial a importância dada à Visão como determinante da estratégia. Este estudo objetivou identificar como é realizada a gestão estratégica em instituições particulares de ensino superior de pequeno e médio porte em Santa Catarina, comparando-a com a gestão estratégica em micro, pequenas e médias empresas (MPME), no intuito de se encontrar similaridades e divergências. Por meio de um estudo multicaso, com a aplicação de entrevistas pessoais a três gestores de IES de pequeno porte, identificou-se características e comportamentos semelhantes entre si na gestão estratégica das instituições pesquisadas, bem como similares àqueles próprios da gestão estratégica de MPME. Embora as IES sejam consideradas organizações complexas, muitas características próprias na gestão estratégica em MPME são perfeitamente aplicáveis às instituições privadas de pequeno porte.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.