Responsabilidade social e estratégia em instituições financeiras públicas e privadas

  • Samuel Carvalho De Benedicto Universidade Católica de Campinas
  • Carlos Maciel Stieg Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais
  • Edilei Rodrigues de Lames Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Cândido Ferreira da Silva Filho Instituto Adventista São Paulo
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial. Estratégia. Instituições financeiras.

Resumo

Esta pesquisa verificou como a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está vinculada à estratégia nas instituiçõesfinanceiras públicas e privadas. Foi realizado um estudo multicaso de natureza qualitativa em quatro instituições bancáriasna cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas em profundidade emcada instituição pesquisada. A pesquisa conclui que existem projetos e programas de RSE bem estruturados e eficientesem ambas as instituições, envolvendo as áreas da cultura, saúde, educação, do meio ambiente e da sustentabilidade.Esses projetos e programas são implementados por meio de recursos próprios e incentivados buscando criar uma culturade automanutenção após a desvinculação do banco. Porém, verificou-se que existe um forte vínculo entre a RSE e asestratégias das instituições, estando tais ações arraigadas no espírito do capitalismo. Em ambas as instituições há umdiscurso de justificação para sua inserção no movimento de RSE, o que bem caracteriza uma tentativa de deslocamentodo capitalismo. Constatou-se que a incorporação de uma dimensão moral nessas organizações visa a contribuir paraa desconstrução de uma imagem negativa e a construção de outra mais coerente com as novas exigências de umasociedade que almeja posturas mais éticas dos gestores públicos e privados.

Biografia do Autor

Samuel Carvalho De Benedicto, Universidade Católica de Campinas
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor e Pesquisador do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.
Carlos Maciel Stieg, Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais
Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Professor nas Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais-FADMINAS.
Edilei Rodrigues de Lames, Faculdade Adventista de Hortolândia
Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola
de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Coordenador do Curso de Administração e professor do MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Faculdade Adventista de Hortolândia - FAH/UNASP-HT.
Cândido Ferreira da Silva Filho, Instituto Adventista São Paulo
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia. Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade de Administração do Instituto Adventista São Paulo (IASP).
Publicado
2008-01-01
Seção
Artigos