Responsabilidade social e estratégia em instituições financeiras públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32159Palavras-chave:
Responsabilidade social empresarial. Estratégia. Instituições financeiras.Resumo
Esta pesquisa verificou como a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está vinculada à estratégia nas instituiçõesfinanceiras públicas e privadas. Foi realizado um estudo multicaso de natureza qualitativa em quatro instituições bancáriasna cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas em profundidade emcada instituição pesquisada. A pesquisa conclui que existem projetos e programas de RSE bem estruturados e eficientesem ambas as instituições, envolvendo as áreas da cultura, saúde, educação, do meio ambiente e da sustentabilidade.Esses projetos e programas são implementados por meio de recursos próprios e incentivados buscando criar uma culturade automanutenção após a desvinculação do banco. Porém, verificou-se que existe um forte vínculo entre a RSE e asestratégias das instituições, estando tais ações arraigadas no espírito do capitalismo. Em ambas as instituições há umdiscurso de justificação para sua inserção no movimento de RSE, o que bem caracteriza uma tentativa de deslocamentodo capitalismo. Constatou-se que a incorporação de uma dimensão moral nessas organizações visa a contribuir paraa desconstrução de uma imagem negativa e a construção de outra mais coerente com as novas exigências de umasociedade que almeja posturas mais éticas dos gestores públicos e privados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.