INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E CANADÁ

Autores

  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Estelle M. Morin HEC - Montreal

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v14i2.830

Palavras-chave:

QVT, Sentido do trabalho, Comprometimento organizacional, Minas Gerais, Quebec

Resumo

O principal objetivo desse artigo é avaliar os indicadores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores universitários e comparar os indicadores de QVT em universidades públicas no Brasil e no Canadá. A amostra deste estudo é constituída por 205 professores de Minas Gerais e 269 do Quebec. Os dados foram coletados através de um questionário online aplicado em fevereiro e março de 2013. Três diferenças significativas foram encontradas entre as duas amostras: o sentido no trabalho, comprometimento afetivo e comprometimento de continuidade. Os professores brasileiros parecem encontrar mais sentido no trabalho do que os canadenses e eles tem mais comprometimento afetivo com suas instituições.

Biografia do Autor

Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Administração - Universidade de Reading - UK

Pós-Doutora pela HEC - MOntreal

Professora Associada IV

Departamento de Administração e Economia - DAE

Estelle M. Morin, HEC - Montreal

Doutora em Psicologia pela Universidade de Montreal

Service de l’enseignement du management

 

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Publicado

2016-10-26

Como Citar

Vilas Boas, A. A., & Morin, E. M. (2016). INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E CANADÁ. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 14(2), 170–198. https://doi.org/10.19094/contextus.v14i2.830

Edição

Seção

Artigos