EFEITO DOS COMPONENTES DO CAPITAL INTELECTUAL SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NO IBRX-50 DA B3 DE 2013 A 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v17i3.42289

Palavras-chave:

Capital Intelectual; Valor de Mercado; Desempenho Financeiro; modelo VAIC™; IBrX-50

Resumo

Este estudo analisa o efeito do capital intelectual sobre o desempenho financeiro de empresas do índice IBrX-50 da B3, bolsa de valores brasileira. Utilizaram-se os componentes do modelo VAIC™ (PULIC, 1998): o capital humano (HCE), capital estrutural (SCE) e a eficiência do capital empregado (CEE). O desempenho foi medido pelos indicadores financeiros ROA, ROE, ROS e o Valor de Mercado, medido pelo Q de Tobin. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, documental, com dados secundários de 2013 a 2017 coletados da Economática®. Quatro modelos econométricos foram estimados por regressão múltipla com dados em painel para testar as hipóteses. Os resultados indicam que todos os componentes afetam positivamente o ROA e o ROE; somente o CEE afeta o Valor de Mercado; o HCE afeta positiva, e o SCE negativamente o ROS. O estudo contribui com a análise empírica dos componentes do capital intelectual no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Chaline Evangelho Meyr, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Especialista em Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2019). 

Simone Boruck Klein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Admistração pela Fundação Pedro Leopoldo- MG. Mestranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação Contabilidade Unioeste- PR.

Wagner Dantas de Souza Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019), Especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná, nível MBA (2017) e Graduado em Administração pela Unioeste (2016). Atualmente é docente no curso de Ciências Contábeis da Faculdade União das Américas (Uniamérica) em Foz do Iguaçu-PR e Professor Conteudista da VG Educacional/Maringá-PR.

Denis Dall'Asta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente do Mestrado em Contabilidade e do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Evangelho Meyr, C., Boruck Klein, S. ., Dantas de Souza Junior, W. ., & Dall’Asta, D. (2019). EFEITO DOS COMPONENTES DO CAPITAL INTELECTUAL SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NO IBRX-50 DA B3 DE 2013 A 2017. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 17(3), 88–113. https://doi.org/10.19094/contextus.v17i3.42289

Edição

Seção

Artigos