Rentabilidade e disclosure voluntário das empresas acionárias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44593

Palavras-chave:

rentabilidade, disclosure voluntário, endividamento, tamanho das empresas, liquidez acionária

Resumo

Este artigo verificou se a rentabilidade influencia de forma positiva o nível de disclosure voluntário das empresas. Para alcançar o objetivo deste artigo, foi adotado a técnica de Análise de Regressão Linear Múltipla com dados em painel de efeito fixo, de todas as empresas não financeiras da B3, sendo 527 empresas do período de 2010 a 2018 (nove anos), gerando uma amostra inicial total de 4.743 observações. Com base nos resultados do modelo econométrico, constatou-se que quanto maior for a rentabilidade, em média, menor será o nível de disclosure voluntário das empresas listadas na B3, evidência que contraria a hipótese da literatura, que sinaliza uma relação positiva da rentabilidade sobre o disclosure voluntário.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Amaral Rody, UFES

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Anderson Fioresi Sousa, UFES

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 

Thiago Roozevelt Souza , UFES

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Diane Rossi Maximiano Reina, UFES

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Rody, P. H. A., Sousa, A. F. ., Souza , T. R. ., & Reina, D. R. M. . (2020). Rentabilidade e disclosure voluntário das empresas acionárias brasileiras. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 18, 264–274. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44593

Edição

Seção

Artigos