Imagens, Sensações e Movências

A Construção do Erotismo em Memória Corporal, de Roberto Pontes

Autores

  • Leonildo Cerqueira Universidade Federal do Ceará
  • Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo investiga a construção do erotismo do livro de poemas Memória Corporal (1982), do poeta cearense Roberto Pontes, a partir do uso de metáforas que se relacionam fortemente com a provocação dos cinco sentidos da percepção humana. Entendendo o erotismo como aquilo que afeta e provoca a alma através de formas visíveis, de acordo com a perspectiva de Octávio Paz (1994), este trabalho vai buscar também em Aristóteles (2006) e Étienne de Condillac (1984) a reflexão crítica em torno das sensações e analisar a forma como as metáforas são construídas pelo poeta e geram imagens capazes de afetar os sentidos e mover o ser numa alteração de estado. Isto nos faz entender haver em Roberto Pontes uma construção metafórica voltada abertamente para a provocação dos sentidos da percepção, configurando-se a obra Memória Corporal (1982), em seu nível profundo, mais que um livro de poesia erótica, um livro das sensibilidades.

Biografia do Autor

Leonildo Cerqueira, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA/RN. Aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará – UFC, sob orientação da Profª Drª Elizabeth Dias Martins. Membro pesquisador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC. 

Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará

Professora Doutora Associada do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutorado em Letras pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Coordenadora do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC.

Downloads

Publicado

2023-12-13