Imagens, Sensações e Movências

A Construção do Erotismo em Memória Corporal, de Roberto Pontes

Autores/as

  • Leonildo Cerqueira Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará

Resumen

O presente artigo investiga a construção do erotismo do livro de poemas Memória Corporal (1982), do poeta cearense Roberto Pontes, a partir do uso de metáforas que se relacionam fortemente com a provocação dos cinco sentidos da percepção humana. Entendendo o erotismo como aquilo que afeta e provoca a alma através de formas visíveis, de acordo com a perspectiva de Octávio Paz (1994), este trabalho vai buscar também em Aristóteles (2006) e Étienne de Condillac (1984) a reflexão crítica em torno das sensações e analisar a forma como as metáforas são construídas pelo poeta e geram imagens capazes de afetar os sentidos e mover o ser numa alteração de estado. Isto nos faz entender haver em Roberto Pontes uma construção metafórica voltada abertamente para a provocação dos sentidos da percepção, configurando-se a obra Memória Corporal (1982), em seu nível profundo, mais que um livro de poesia erótica, um livro das sensibilidades.

Biografía del autor/a

Leonildo Cerqueira Miranda, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA/RN. Aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará – UFC, sob orientação da Profª Drª Elizabeth Dias Martins. Membro pesquisador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC. 

Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará

Professora Doutora Associada do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutorado em Letras pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Coordenadora do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC.

Publicado

2023-12-13