Imagens, Sensações e Movências
A Construção do Erotismo em Memória Corporal, de Roberto Pontes
Résumé
O presente artigo investiga a construção do erotismo do livro de poemas Memória Corporal (1982), do poeta cearense Roberto Pontes, a partir do uso de metáforas que se relacionam fortemente com a provocação dos cinco sentidos da percepção humana. Entendendo o erotismo como aquilo que afeta e provoca a alma através de formas visíveis, de acordo com a perspectiva de Octávio Paz (1994), este trabalho vai buscar também em Aristóteles (2006) e Étienne de Condillac (1984) a reflexão crítica em torno das sensações e analisar a forma como as metáforas são construídas pelo poeta e geram imagens capazes de afetar os sentidos e mover o ser numa alteração de estado. Isto nos faz entender haver em Roberto Pontes uma construção metafórica voltada abertamente para a provocação dos sentidos da percepção, configurando-se a obra Memória Corporal (1982), em seu nível profundo, mais que um livro de poesia erótica, um livro das sensibilidades.