DESEMPENHO DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei EM SISTEMA SEM RENOVAÇÃO DE ÁGUA, COM DIFERENTES NÍVEIS DE PROTEÍNA BRUTA E ADIÇÃO DE MELAÇO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v46i2.901Palavras-chave:
desempenho, Litopenaeus vannamei, melaço, proteína.Resumo
Um experimento foi realizado durante 78 dias para avaliar o efeito do nível de proteína bruta na ração e daadição de melaço, no desempenho produtivo do camarão Litopenaeus vannamei, em sistema sem renovação de água.O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5 onde o primeiro fator foi o nível deproteína bruta na ração (30% e 35%) e o segundo fator a adição de melaço na água com 5 níveis: sem melaço, melaço parareduzir 100%, 75%, 50% e 25% da amônia total produzida perfazendo 10 tratamentos com 4 repetições. O experimento foiconduzido em laboratório, utilizando tanques de plástico com capacidade de 50 L providas de tampa com tela. As unidadesexperimentais foram abastecidas com 40 L de água de poço e com 10L de água proveniente de tanques de um cultivo decamarão. Os camarões foram estocados numa densidade de 300 camarões.m-3. Pela análise de regressão, observamos que oteor de proteína bruta das rações não interferiu no desempenho dos camarões. Entretanto, a conversão alimentar melhorouna proporção em que os níveis de adição de melaço aumentaram para os dois níveis de proteína bruta testados.Downloads
Publicado
2013-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).