Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29Keywords:
Mediação de leitura, Leitura em ambientes virtuais, Leitura literária, Pausa literáriaAbstract
Outlines a study on reading mediation and reader participation in literary projects, developed during the COVID-19 pandemic, in virtual environments. The proposed research question is: how do subscribers (readers) interact and dialogue with publications that deal with socio-emotional issues, developed in the relationship between reading, the reader and what is read? The research aims to analyze the interactions and appropriations of reading that take place through the participation of readers of the public that accompanies the posts of the Pausa Literária project, developed in collaboration on Instagram. The methodology used is based on a case study, specifically that of the Pausa Literária (@pausaliteraria.ce) project, which was born with face-to-face popularization actions for students of the Library Science course at the Federal University of Ceará and, with the said pandemic, migrated to the virtual environment in 2020, thus expanding and diversifying the target audience. We describe this text in order to briefly expose the theoretical and pedagogical concepts towards which we are guided and then present the paths taken by the project in social media, as well as the analysis of the results of this initiative.
Downloads
References
CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Inf.& Soc.:Est., João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-14, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57262. Acesso em: 19 maio 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DUMONT, Lígia Maria Moreira. Construtos próprios sobre leitura na Ciência da Informação. In: DUMONT, Lígia Maria Moreira (org.). Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2020. cap. 1, p. 21-52.
FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar, Curitiba, n. 36, p. 21-38, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 maio 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Da leitura de mundo à leitura da palavra. Entrevista a Ezequiel Theodoro da Silva, 1999. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2842/3/FPF_OPF_07_001.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.
JOUVE, Vicent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002. 162 p.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. Revista Tendências XXI. Lisboa, Portugal. 1997. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interac.html. Acesso em: 30 maio 2022.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
YUNES, Eliana. Um ensaio para pensar a leitura. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 14, n. 23. p. 5-18, jan./jul. 2013.
WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.