Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29

Mots-clés :

Mediação de leitura, Leitura em ambientes virtuais, Leitura literária, Pausa literária

Résumé

Expõe estudo sobre a mediação da leitura e a participação leitora em projetos de cunho literário, desenvolvidos durante a pandemia de COVID-19, em ambientes virtuais. A pergunta de pesquisa proposta é: como os seguidores (leitores) interagem e dialogam com postagens que abordam questões socioemocionais, desenvolvidas no relacionamento entre leitura, leitor e o que é lido? A pesquisa tem como objetivo analisar as interações e apropriações de leitura, que se dão por meio da participação leitora do público que acompanha as postagens no projeto Pausa Literária. Sendo essas desenvolvidas de forma colaborativa no Instagram. A metodologia tem caráter descritivo-exploratório, mediante estudo de um projeto específico, o do Pausa Literária (@pausaliteraria.ce), que nasceu com ações extensionistas presenciais para alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará e, com referida pandemia, migrou para o ambiente virtual em 2020, ampliando e diversificando, portanto, o público-alvo. Delineamos este texto no sentido de apresentar, de forma breve, as concepções teóricas e pedagógicas às quais nos pautamos e, em seguida, os percursos trilhados pelo projeto nas mídias sociais, bem como a análise dos resultados dessa iniciativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira (org.). A leitura como prática pedagógica: na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 33-35.

CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Inf.& Soc.:Est., João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-14, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57262. Acesso em: 19 maio 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. Construtos próprios sobre leitura na Ciência da Informação. In: DUMONT, Lígia Maria Moreira (org.). Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2020. cap. 1, p. 21-52.

FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar, Curitiba, n. 36, p. 21-38, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 maio 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Da leitura de mundo à leitura da palavra. Entrevista a Ezequiel Theodoro da Silva, 1999. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2842/3/FPF_OPF_07_001.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.

JOUVE, Vicent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002. 162 p.

LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. Revista Tendências XXI. Lisboa, Portugal. 1997. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interac.html. Acesso em: 30 maio 2022.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

YUNES, Eliana. Um ensaio para pensar a leitura. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 14, n. 23. p. 5-18, jan./jul. 2013.

WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publiée

2023-07-24

Comment citer

DE QUEIROZ BARRETO, Damaris; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; FERREIRA DE SOUSA, Laiana. Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 14–29, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB