O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação

Autores/as

  • Jorge Moisés Kroll do Prado Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943

Palabras clave:

Currículo profissional, Cultura da participação, Bibliotecário - competências

Resumen

Traz uma breve apresentação do que foi a construção do Currículo de Salzburg, os atores envolvidos e o procedimento de trabalho para a construção de um currículo para bibliotecários que pautasse a era da cultura da participação. Em seguida, traz a tradução completa do Currículo com as seis competências principais: engajamento social transformador; tecnologia; gestão para a participação (competências profissionais); gestão de ativos; habilidades culturais e conhecimento, aprendizagem e inovação. Finaliza com considerações sobre a importância dessas competências no perfil profissional do bibliotecário, como elas podem ser desenvolvidas e qual o papel dos cursos de graduação.

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Biografía del autor/a

Jorge Moisés Kroll do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac em Santa Catarina.

Citas

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Publicado

2016-12-18

Cómo citar

PRADO, Jorge Moisés Kroll do. O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–147, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3943. Acesso em: 17 jul. 2024.

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