O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação

Autores/as

  • Jorge Moisés Kroll do Prado Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943

Palabras clave:

Currículo profissional, Cultura da participação, Bibliotecário - competências

Resumen

Traz uma breve apresentação do que foi a construção do Currículo de Salzburg, os atores envolvidos e o procedimento de trabalho para a construção de um currículo para bibliotecários que pautasse a era da cultura da participação. Em seguida, traz a tradução completa do Currículo com as seis competências principais: engajamento social transformador; tecnologia; gestão para a participação (competências profissionais); gestão de ativos; habilidades culturais e conhecimento, aprendizagem e inovação. Finaliza com considerações sobre a importância dessas competências no perfil profissional do bibliotecário, como elas podem ser desenvolvidas e qual o papel dos cursos de graduação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Moisés Kroll do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac em Santa Catarina.

Citas

FREIDSON, Eliot. Renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: EdUSP, 1998.

GINSBERG, Sharona. Makerspaces: what are they?. In: Libraries & maker culture: a resource guide. [Blog]. Publicado em: [201?]. Disponível em: <http://library-maker-culture.weebly.com/what-are-they.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

LANKES, R. David. The atlas of New Librarianship. Cambridge, MA: MIT Press, 2011.

LANKES, R. David. Expect more: demanding better libraries for today’s complex world. Jamesville, NY: Riland Publishing, 2012.

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências profissionais. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

SALZBURG GLOBAL SEMINAR. The Salzburg Curriculum. Publicado em: Oct. 2011. Disponível em: <http://salzburg.hyperlib.sjsu.edu/>. Acesso em: 10 jul. 2016.

Publicado

2016-12-18

Cómo citar

PRADO, Jorge Moisés Kroll do. O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–147, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3943. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a