O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação

Auteurs

  • Jorge Moisés Kroll do Prado Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943

Mots-clés :

Currículo profissional, Cultura da participação, Bibliotecário - competências

Résumé

Traz uma breve apresentação do que foi a construção do Currículo de Salzburg, os atores envolvidos e o procedimento de trabalho para a construção de um currículo para bibliotecários que pautasse a era da cultura da participação. Em seguida, traz a tradução completa do Currículo com as seis competências principais: engajamento social transformador; tecnologia; gestão para a participação (competências profissionais); gestão de ativos; habilidades culturais e conhecimento, aprendizagem e inovação. Finaliza com considerações sobre a importância dessas competências no perfil profissional do bibliotecário, como elas podem ser desenvolvidas e qual o papel dos cursos de graduação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jorge Moisés Kroll do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac em Santa Catarina.

Références

FREIDSON, Eliot. Renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: EdUSP, 1998.

GINSBERG, Sharona. Makerspaces: what are they?. In: Libraries & maker culture: a resource guide. [Blog]. Publicado em: [201?]. Disponível em: <http://library-maker-culture.weebly.com/what-are-they.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

LANKES, R. David. The atlas of New Librarianship. Cambridge, MA: MIT Press, 2011.

LANKES, R. David. Expect more: demanding better libraries for today’s complex world. Jamesville, NY: Riland Publishing, 2012.

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências profissionais. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

SALZBURG GLOBAL SEMINAR. The Salzburg Curriculum. Publicado em: Oct. 2011. Disponível em: <http://salzburg.hyperlib.sjsu.edu/>. Acesso em: 10 jul. 2016.

Publiée

2016-12-18

Comment citer

PRADO, Jorge Moisés Kroll do. O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–147, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3943. Acesso em: 17 juill. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice