O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação

Autores

  • Jorge Moisés Kroll do Prado Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943

Palavras-chave:

Currículo profissional, Cultura da participação, Bibliotecário - competências

Resumo

Traz uma breve apresentação do que foi a construção do Currículo de Salzburg, os atores envolvidos e o procedimento de trabalho para a construção de um currículo para bibliotecários que pautasse a era da cultura da participação. Em seguida, traz a tradução completa do Currículo com as seis competências principais: engajamento social transformador; tecnologia; gestão para a participação (competências profissionais); gestão de ativos; habilidades culturais e conhecimento, aprendizagem e inovação. Finaliza com considerações sobre a importância dessas competências no perfil profissional do bibliotecário, como elas podem ser desenvolvidas e qual o papel dos cursos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Moisés Kroll do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina Senac Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac em Santa Catarina.

Referências

FREIDSON, Eliot. Renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: EdUSP, 1998.

GINSBERG, Sharona. Makerspaces: what are they?. In: Libraries & maker culture: a resource guide. [Blog]. Publicado em: [201?]. Disponível em: <http://library-maker-culture.weebly.com/what-are-they.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

LANKES, R. David. The atlas of New Librarianship. Cambridge, MA: MIT Press, 2011.

LANKES, R. David. Expect more: demanding better libraries for today’s complex world. Jamesville, NY: Riland Publishing, 2012.

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências profissionais. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

SALZBURG GLOBAL SEMINAR. The Salzburg Curriculum. Publicado em: Oct. 2011. Disponível em: <http://salzburg.hyperlib.sjsu.edu/>. Acesso em: 10 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

PRADO, Jorge Moisés Kroll do. O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era da cultura da participação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–147, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3943. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3943. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)