Memória, Cidade e Bibliofilia
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i2.2019.41202.137-155Parole chiave:
Bibliofilia. Lugares de memória. História do Livro. Cidade e patrimônio literário.Abstract
Investiga as relações entre memória, cidade e bibliofilia mediante revisão de literatura e sob o ponto de vista dos autores estudados. Trata também dos lugares de memória, apresentando a cidade como lugar de memória, vislumbrando a construção da identidade dos sujeitos a partir do que é dado a ler e a ver em seu patrimônio literário. Traz, por fim, a possibilidade da memória dos lugares através dos livros, mediante registros de memórias orais e em livros de ficção, vislumbrando a literatura como meio de retratar um contexto social, época e tempo. Apresenta conceitos de bibliofilia, de sua possível origem e as diferentes conotações que o termo carregou ao longo dos séculos, assim como breve histórico da bibliofilia no Brasil. Os resultados deste estudo apontam que o bibliófilo possui relação com a memória como colecionador de livros e estudioso de sua história, cujo papel é essencial na constituição de acervos raros e memorialísticos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista da Faculdade de Letras - Geografia, Porto, v. 14, p. 77-97, 1998.
ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: INCM, 2003.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BASBANES, Nicholas A. A gentle madness: bibliophiles, bibliomanes, and the eternal passion for books. Nova Iorque: H. Holt and Co., 1995.
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Divisão de Obras Raras. Planor. Critérios de raridade [e] Catálogo Coletivo do Patrimônio Bibliográfico Nacional - CPBN: séculos XV e XVI. Rio de Janeiro: FBN, [2000]. Disponível em: <http://planorweb.bn.br>. Acesso em: 18 de mar. 2018.
BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo: Edusp, 1979.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das letras, 1990.
CAMINHA, Adolfo. A Normalista. 1893. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/normalista.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2017.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DE BURY, Richard. The Philobiblion. Translated by Ernest Chester Thomas. London: De La More Press, 1903. 186 p.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Divisão de Obras Raras. Planor. Critérios de raridade [e] Catálogo Coletivo do Patrimônio Bibliográfico Nacional - CPBN: séculos XV e XVI. Rio de Janeiro: FBN, [2000].
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais ltda., 1990.
JACOB, Christian. Prefácio. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008, p. 9.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
MARCO, Valeria De. O romance histórico de José de Alencar. Revista de Letras, Fortaleza, v. 29, n.1, p. 106-113, 2009.
MINDLIN, José. Uma vida entre livros: reencontros com o tempo. São Paulo: EDUSP; Companhia das Letras, 1998. 232p.
MOARES, Rubens Borba de. O bibliófilo aprendiz. São Paulo: Ed. Nacional, 1975.
NAVA, Pedro. Baú de ossos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 21, dez. 1993.
PAIVA, Manuel de Oliveira. Obra Completa. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1993.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O Imaginário da cidade: visões literárias do urbano; Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
PINHEIRO, Ana Virginia. Livro Raro: antecedentes, propósitos e definições. In: SILVA, Helen C.; BARROS, Maria Helena T. C. de (Org.). Ciência da Informação: múltiplos diálogos. Marília: Oficina Universitária Unesp, p. 31-44. 2009.
REIFSCHNEIDER, Oto Dias Becker. A bibliofilia no Brasil. 2011. 303 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.