Mediação da informação e mediação cultural no contexto da cultura nerd, geek e pop

Autores

  • Denise Marques Rodrigues Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9842-5757
  • Lidia Eugenia Cavalcante Lima Universidade Federal do Ceará
  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.81156.1-19

Palavras-chave:

Mediação da Informação., Mediação Cultural., Cultura nerd, geek e pop., Mês Geek.

Resumo

Apresenta as contribuições do Sistema de Bibliotecas da Rede Cuca (Fortaleza/Ceará) no contexto da mediação da informação e da mediação cultural por meio da promoção e realização do Mês Geek, um evento que visa despertar no público jovem o interesse por cultura e informação. Busca refletir sobre a influência causada pela cultura nerd, geek e pop sobre o seu público consumidor, caracterizado, em sua grande maioria, por jovens. Analisa as estratégias utilizadas pelos promotores do evento no que tange à apropriação de saberes de um tipo de cultura que geralmente só atingem às classes mais favorecidas economicamente. Em relação à metodologia, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de caráter exploratório, através de análise quali-quantitativa de dados obtidos por meio das edições do Mês Geek, de 2017 a 2021 e de entrevista realizada com as bibliotecárias e demais membros das equipes promotoras. Conclui-se que, através do universo cultural apresentado pelo Mês Geek, percebe-se a importância da mediação da informação e da mediação cultural, que abrem caminhos para a produção, circulação e apropriação de saberes por parte dos sujeitos, intensificando a luta e contribuição para uma sociedade menos desigual, que perceba informação e cultura como direitos sociais e humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Marques Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Gradução em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI-UFC). Especialização em Administração Estratégica de Arquivos pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente exerce a função de Bibliotecária no Instituto Cuca, instituição pertencente à Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza - CE e é membro do Corpo Editorial da Editora InVivo.

Lidia Eugenia Cavalcante Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP,Brasil. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Brasil.

Referências

ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis, punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez. 2009.

CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “o menino que descobriu o vento” RDBCI: Rev. Dig. Bibliotec e Ci. Info. / RDBCI: Dig. J. of Lib. and Info. Sci., Campinas, SP, v.18, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8658838. Acesso em: 17 jan. 2022.

CANAL JUVENTUDE. Rede Cuca. Fortaleza: Rede Cuca, 2021. Disponível em:

https://juventude.fortaleza.ce.gov.br/rede-cuca. Acesso em: 20 dez. 2021.

CARDOSO, Ana Maria Pereira. Retomando possibilidades conceituais: uma contribuição à sistematização do campo da informação social. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 107-114, jul./dez. 1994. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/13062. Acesso em: 14 jan. 2022.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social, solidária e desenvolvimento local. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/18304/1/2014_eve_lecavalcante.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

FEITOSA, Luiz Tadeu. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Inf. Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016 Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/54216. Acesso em: 11 jan. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

NUNES, Jefferson Veras; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Por uma epistéme mediacional na ciência da informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.10, n.2 , ago./dez. 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e dotrabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

VARGAS, Herom. ROCHA, Anderson. Cultura nerd como semiosfera: uma proposta de entendimento. Revista Comunicação & Inovação, v. 20, n. 44, 2019.Disponível: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6230. Acesso em 18 jan. 2022.

YOKOTE, Guilherme Kazuo Lopes. O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-19052015-133604/pt-br.php . Acesso: 29 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

RODRIGUES, Denise Marques; LIMA, Lidia Eugenia Cavalcante; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Mediação da informação e mediação cultural no contexto da cultura nerd, geek e pop. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–19, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.81156.1-19. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/81156. Acesso em: 21 nov. 2024.