Mediação da informação e mediação cultural no contexto da cultura nerd, geek e pop
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.81156.1-19Palavras-chave:
Mediação da Informação., Mediação Cultural., Cultura nerd, geek e pop., Mês Geek.Resumo
Apresenta as contribuições do Sistema de Bibliotecas da Rede Cuca (Fortaleza/Ceará) no contexto da mediação da informação e da mediação cultural por meio da promoção e realização do Mês Geek, um evento que visa despertar no público jovem o interesse por cultura e informação. Busca refletir sobre a influência causada pela cultura nerd, geek e pop sobre o seu público consumidor, caracterizado, em sua grande maioria, por jovens. Analisa as estratégias utilizadas pelos promotores do evento no que tange à apropriação de saberes de um tipo de cultura que geralmente só atingem às classes mais favorecidas economicamente. Em relação à metodologia, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de caráter exploratório, através de análise quali-quantitativa de dados obtidos por meio das edições do Mês Geek, de 2017 a 2021 e de entrevista realizada com as bibliotecárias e demais membros das equipes promotoras. Conclui-se que, através do universo cultural apresentado pelo Mês Geek, percebe-se a importância da mediação da informação e da mediação cultural, que abrem caminhos para a produção, circulação e apropriação de saberes por parte dos sujeitos, intensificando a luta e contribuição para uma sociedade menos desigual, que perceba informação e cultura como direitos sociais e humanos.
Downloads
Referências
ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis, punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez. 2009.
CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “o menino que descobriu o vento” RDBCI: Rev. Dig. Bibliotec e Ci. Info. / RDBCI: Dig. J. of Lib. and Info. Sci., Campinas, SP, v.18, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8658838. Acesso em: 17 jan. 2022.
CANAL JUVENTUDE. Rede Cuca. Fortaleza: Rede Cuca, 2021. Disponível em:
https://juventude.fortaleza.ce.gov.br/rede-cuca. Acesso em: 20 dez. 2021.
CARDOSO, Ana Maria Pereira. Retomando possibilidades conceituais: uma contribuição à sistematização do campo da informação social. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 107-114, jul./dez. 1994. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/13062. Acesso em: 14 jan. 2022.
CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social, solidária e desenvolvimento local. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/18304/1/2014_eve_lecavalcante.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FEITOSA, Luiz Tadeu. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Inf. Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016 Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/54216. Acesso em: 11 jan. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NUNES, Jefferson Veras; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Por uma epistéme mediacional na ciência da informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.10, n.2 , ago./dez. 2017.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e dotrabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
VARGAS, Herom. ROCHA, Anderson. Cultura nerd como semiosfera: uma proposta de entendimento. Revista Comunicação & Inovação, v. 20, n. 44, 2019.Disponível: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6230. Acesso em 18 jan. 2022.
YOKOTE, Guilherme Kazuo Lopes. O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-19052015-133604/pt-br.php . Acesso: 29 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.