EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA MULHER E A ASCENSÃO A CARGOS DE LIDERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33504Palavras-chave:
Educação Profissional, Psicologia Social do Trabalho, Trabalho, Análise de Discurso, Gênero,Resumo
Ao longo da história da educação da mulher, as ocupações destinadas “naturalmente” a ela envolviam o cuidado com o outro, como de professora e de enfermeira. Antes desse tempo, a mulher nem tinha acesso à educação formal. Refletir sobre a ascensão da mulher à cargos de liderança faz com que busquemos a implicação da educação com esse processo histórico instituído há séculos. A inserção da mulher no mercado de trabalho é uma necessidade de sobrevivência e manutenção individual e familiar, também uma das fontes de realização e emancipação feminina. Essa pesquisa objetiva analisar o discurso do enunciador-empregador acerca da ascensão da mulher em cargos de liderança em empresas privadas. O método é qualitativo e documental. O corpus é composto pela revista Exame, as melhores empresas para se trabalhar no Brasil de 2000-2016. A análise ancora-se nos pressupostos da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados parciais indicam que as mulheres ocupam somente 32% de cargos de liderança nas empresas privadas. O discurso ideológico hegemônico é da igualdade de oportunidades para ambos os gêneros, contudo, as mulheres têm a ascensão restringida. Conclui-se, a educação é o locus onde a transformação pode iniciar-se, ao promover situações simuladas que estimulem as meninas/mulheres a projetarem para si e para outras, oportunidades de trabalho que requeiram o exercício profissional da liderança.
Abstract
Throughout the history of women's education, occupations intended "naturally" her involved the care of the other, as a teacher and a nurse. Before that time, the woman didn't even have access to formal education. Reflect on the rise of women to leadership positions causes seek the implication of education with this historical process established for centuries. The inclusion of women in the labor market is a necessity of survival and maintain individual and family, also one of the sources of fulfillment and emancipation. This research aims to analyze the enunciator-employer speech about the rise of women in leadership positions in private companies. The method is qualitative and documentary. The corpus is composed by Exame Magazine, the best companies to work for in Brazil of 2000-2016. The analysis grounds in discourse analysis assumptions of French line. The partial results indicate that women occupy only 32% of leadership positions in private companies. The hegemonic ideological discourse is of equal opportunities for both genders, however, women have to rise. It is concluded, education is the locus where processing can begin, while promoting simulated situations that encourage girls/women designing for themselves and for others, job opportunities that require the professional exercise of leadership.
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