O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN

Autores

  • Fábio José Cavalcanti de Queiroz Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Paula Emanuela Lima de Farias Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33513

Palavras-chave:

Lênin, Educação Política, Revolução,

Resumo

Neste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.

abstract

In this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspects

Biografia do Autor

Fábio José Cavalcanti de Queiroz, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri, lotado no Departamento de História.

Paula Emanuela Lima de Farias, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

BORON, Atílio. Actualidad de “Que hacer?” de Lenine, disponível in: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=7718. Acesso em 11 de abril de 2014.

LÉNINE: Biografia, Lisboa/Portugal: Edições Avante, 1984.

LÊNIN, Vladimir Ulianov. “As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo”, in: As três fontes, 4ª reimpressão, São Paulo: Expressão Popular, 2009.

____ “Discurso na conferência de toda a Rússia dos comitês de instrução política das seções de Gubérnia e Uezd da instrução pública”, in Obras Escolhidas, Tomo 3, Lisboa/Portugal: Edições Avante, 1982.

_____ Que fazer?, 2ª ed., Lisboa/Portugal: Editorial Avante, 1978.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel, São Paulo: Boitempo, 2010.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital, São Paulo: Boitempo, 2008.

SERGE, Victor. Memórias de um revolucionário, São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

QUEIROZ, Fábio José Cavalcanti de; FARIAS, Paula Emanuela Lima de. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 150–163, 2018. DOI: 10.29148/labor.v2i18.33513. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.