Aprendizagem baseada em problemas

experiências na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44832

Palavras-chave:

Educação Profissional. Ensino. Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer acerca dos conceitos de metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a relatar a experiência do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal. Assim, pauta-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da técnica bibliográfica e do relato de experiência. Está dividido em 02 (duas) seções: a) discute sobre as metodologias ativas como uma estratégia de ensino que pode viabilizar a formação integral na EPT; b) relata a experiência da ABP no contexto do PROEJA. Conclui-se que a ABP possui um viés dinâmico e estratégico, que pode promover o trabalho colaborativo, a criatividade, a autonomia, a flexibilidade, o comprometimento e a comunicação oral dos estudantes, o que está em consonância aos objetivos institucionais.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Angélica Tommasini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial (2019). Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (2017). Assistente Social graduada pela Universidade de Passo Fundo/RS (2015). Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão/RS (2018). Pós-graduanda em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão/RS (2019-2020). Bolsista do Projeto de Ensino: Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica (2017-atual). Bolsista voluntária do Projeto de Pesquisa: Estratégias de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Membro do Grupo Técnico Municipal GTM do Programa Primeira Infância Melhor -PIM do município de Coxilha/RS (2018-atual). Assistente Social coordenadora do CRAS Coxilha/RS. Tem experiência nas seguintes áreas: Infância, Adolescência, Família, Educação e Políticas Públicas.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

CASTAMAN, Ana Sara; TOMMASINI, Angélica. Aprendizagem baseada em problemas: experiências na Educação Profissional e Tecnológica . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 43–61, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44832. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44832. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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