PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONSTRUINDO PRÁTICAS CRÍTICAS

Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional, Educação Profissional e Tecnológica, Atuação do Psicólogo.

Resumo

A atuação do psicólogo no campo ainda pouco desbravado da educação profissional e tecnológica é desafiadora visto que são poucas as experiências consolidadas na área e, portanto, os referenciais de prática profissionais são escassos. Partindo dessa realidade o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir práticas em psicologia escolar e educacional desenvolvidas no contexto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), buscando aprofundar os estudos já realizados e ampliar o quadro de produções teórico-práticas da área. As informações e questão de análise, objeto do presente trabalho, foram levantadas em pesquisa qualitativa com dezesseis psicólogos do IFCE que participaram de entrevista semiestruturada que buscava abordar a atuação desses profissionais, os desafios da prática cotidiana e suas estratégias de superação dos entraves do contexto de trabalho. Os resultados apontam para três eixos principais de atuação: acompanhamento psicológico individual; execução de campanhas com demais profissionais da Assistência Estudantil e; desenvolvimento e elaboração de projetos com foco em discentes e comunidade acadêmica. Esse conjunto de práticas reflete os processos de transformação pelos quais passa a atuação em psicologia escolar e educacional na educação profissional, científica e tecnológica.

Biografia do Autor

Antonio Alan Vieira Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Ceará (IFCE).

Elenilce Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Ceará. Professora no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR/UFC). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP/IFCE).

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Publicado
2019-04-04
Seção
Artigos