O PROEJA no Colégio Pedro II:

Trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral.

Autores

  • Leonardo Leonidas de Brito COLÉGIO PEDRO II/ PROFEPT
  • Adjovanes Thadeu Silva de Almeida Colégio Pedro II - CPII
  • Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim Colégio Pedro II - CPII
  • Sâmia Elene Lobato dos Remedios Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60121

Palavras-chave:

PROEJA, Colégio Pedro II, Evasão

Resumo

O artigo traz como escopo central a apresentação de um panorama sobre a Educação Profissional de Jovens e Adultos no Colégio Pedro II, no qual, partindo da constatação-problema acerca dos elevados níveis de evasão escolar dos cursos técnicos, elaboramos a seguinte hipótese: O ensino médio integrado ofertado para o público de jovens e adultos ainda carece de uma efetiva política institucional voltada para as especificidades da EJA profissional, de forma a garantir a qualificação plena, cidadã, crítica no mundo do trabalho. Este texto está divido em quatro partes que buscam se complementar: a primeira, o escopo do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA PROEJA em suas bases teóricas - assentadas na perspectiva da politecnia da aprendizagem e na formação integral do indivíduo. A segunda, baseada em pesquisa empírica, apresentará a trajetória e os dados atualizados do Programa no Colégio Pedro II, desde sua implementação em 2006, a partir do diálogo entre a documentação oficial e a bibliografia especializada. A terceira dedica-se ao problema mais grave da Educação de Jovens e adultos não apenas no Colégio Pedro II, mas em toda a rede federal de Educação: os elevados índices de evasão escolar. E finalmente a quarta apresenta algumas conclusões acerca desta década e meia de PROEJA nesta instituição de ensino integrante da Rede federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Biografia do Autor

Leonardo Leonidas de Brito, COLÉGIO PEDRO II/ PROFEPT

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Docente líder do Grupo de Pesquisa " A Teoria Social de Bourdieu para a Educação: abordagens a partir da Educação Básica" credenciado na Pro Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II e no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, desde novembro de 2018. Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. 

Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, Colégio Pedro II - CPII

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do Colégio Pedro II, Desde o início do ano letivo de 2018 é o coordenador geral do departamento de História. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT). Professor Titular do departamento de História do Colégio Pedro II.

Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim, Colégio Pedro II - CPII

Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2007) e Especialização em Ensino de Historia pelo Colégio Pedro II (2018), Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT - Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão (previsão de conclusão em 2022). Atualmente é assistente administrativo educacional - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Sâmia Elene Lobato dos Remedios, Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade Machado de Assis (2013). Fez pós-graduação lato sensu em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Cidade Verde (2019). É professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de educação, linguística e literaturas. Atualmente está cursando Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT no Colégio Pedro II. 

Referências

Documentos

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

BRITO, Leonardo Leonidas de; ALMEIDA, Adjovanes Thadeu Silva de; AMORIM, Elizabeth de Jesus Moreira de; REMEDIOS, Sâmia Elene Lobato dos. O PROEJA no Colégio Pedro II: : Trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 123–148, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60121. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60121. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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