O PROEJA no Colégio Pedro II:

Trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral.

Autores/as

  • Leonardo Leonidas de Brito COLÉGIO PEDRO II/ PROFEPT
  • Adjovanes Thadeu Silva de Almeida Colégio Pedro II - CPII
  • Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim Colégio Pedro II - CPII
  • Sâmia Elene Lobato dos Remedios Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60121

Palabras clave:

PROEJA, Colégio Pedro II, Evasão

Resumen

El artículo tiene como alcance central la presentación de una visión general de la Educación Profesional de Jóvenes y Adultos en el Colégio Pedro II, en la cual, en base al problema de encontrar los altos niveles de deserción escolar de los cursos técnicos, elaboramos la siguiente hipótesis: Enseñanza El medio integrado que se ofrece al público de jóvenes y adultos aún carece de una política institucional efectiva centrada en las especificidades de la EJA profesional, a fin de garantizar una calificación plena, ciudadana y crítica en el mundo del trabajo.Este texto se divide en cuatro partes que buscan complementarse entre sí: la primera, el alcance del Programa Nacional para la Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la Modalidad EJA PROEJA en sus bases teóricas, basadas en la perspectiva del aprendizaje politécnico y la formación integral de la individual. El segundo, basado en la investigación empírica, presentará la trayectoria y los datos actualizados del Programa en Colégio Pedro II, desde su implementación en 2006, en base al diálogo entre la documentación oficial y la bibliografía especializada. El tercero está dedicado al problema más grave de la educación de jóvenes y adultos, no solo en el Colegio Pedro II, sino en toda la red educativa federal: las altas tasas de deserción. Y finalmente, el cuarto presenta algunas conclusiones sobre esta década y media de PROEJA en esta institución educativa que forma parte de la Red federal de Educación, Ciencia y Tecnología.

Biografía del autor/a

Leonardo Leonidas de Brito, COLÉGIO PEDRO II/ PROFEPT

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Docente líder do Grupo de Pesquisa " A Teoria Social de Bourdieu para a Educação: abordagens a partir da Educação Básica" credenciado na Pro Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II e no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, desde novembro de 2018. Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. 

Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, Colégio Pedro II - CPII

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do Colégio Pedro II, Desde o início do ano letivo de 2018 é o coordenador geral do departamento de História. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT). Professor Titular do departamento de História do Colégio Pedro II.

Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim, Colégio Pedro II - CPII

Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2007) e Especialização em Ensino de Historia pelo Colégio Pedro II (2018), Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT - Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão (previsão de conclusão em 2022). Atualmente é assistente administrativo educacional - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Sâmia Elene Lobato dos Remedios, Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade Machado de Assis (2013). Fez pós-graduação lato sensu em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Cidade Verde (2019). É professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de educação, linguística e literaturas. Atualmente está cursando Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT no Colégio Pedro II. 

Citas

Documentos

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

BRITO, Leonardo Leonidas de; ALMEIDA, Adjovanes Thadeu Silva de; AMORIM, Elizabeth de Jesus Moreira de; REMEDIOS, Sâmia Elene Lobato dos. O PROEJA no Colégio Pedro II: : Trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 123–148, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60121. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60121. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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