Evasão:
um estudo a partir da gestão da permanência estudantil em Instituições de Ensino Superior da rede privada da cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72039Palavras-chave:
Evasão; Instituições de ensino superior; Gestão da permanênciaResumo
A evasão é um tema recorrente nas instituições de ensino superior (IES). Para os gestores manter os estudantes nas IES até a sua efetiva diplomação é um grande desafio. Por isso, analisar de que forma as IES da rede privada gerenciam a permanência dos discentes minimizando a evasão é o objetivo deste artigo. Para tanto optou-se por realizar uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso envolvendo cinco IES da rede privada na cidade do Rio de Janeiro. Gestores das IES foram entrevistados utilizando-se roteiro de entrevista semiestruturado contendo indagações sobre o objeto do estudo. Os resultados apontaram uma preocupação com a evasão. Contudo, evidenciou-se a falta de alinhamento conceitual sobre evasão e poucas informações sobre as causas e percentuais dos discentes evadidos. Observou-se que a gestão da permanência não é praticada de forma sistêmica, onde todos os setores das IES atuem de forma integrada, contribuindo para melhorar o desempenho das IES mitigando a evasão. O desenvolvimento deste estudo contribui ao identificar oportunidades de melhoria nas IES privadas para a temática evasão a partir da gestão da permanência.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BARROS, M. A. N. de, & ARAÚJO, H. P. M. H. de. Educação superior no brasil: permanência de estudantes e rentabilidade do setor privado. Movimento-Revista de Educação. 5(9), 69-106. 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32677/18825.
BEAN, J. P. Dropouts and turnover: The synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in higher education. 1980. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00976194
BEAN, J. P., & METZNER, B. S. A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of educational Research. 1985. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543055004485
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).