O PROEJA no Colégio Pedro II:

Trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral.

Authors

  • Leonardo Leonidas de Brito COLÉGIO PEDRO II/ PROFEPT
  • Adjovanes Thadeu Silva de Almeida Colégio Pedro II - CPII
  • Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim Colégio Pedro II - CPII
  • Sâmia Elene Lobato dos Remedios Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60121

Keywords:

PROEJA, Colégio Pedro II, Evasão

Abstract

The article in question presents as a central scope the presentation of an overview of the Professional Education of Youth and Adults at Colégio Pedro II, in which, based on the problem finding about the high levels of school dropout from technical courses, we elaborated the following hypothesis: The integrated high school offered to the public of young people and adults still lacks - and very much - an effective institutional policy focused on the specificities of professional EJA, in order to guarantee full, citizen, critical and omnilateral qualification in the world of work.This text is divided into four parts that seek to complement each other: the first, the scope of PROEJA in its theoretical bases - based on the perspective of the polytechnic of learning and on the integral formation of the individual. The second, based on empirical research, will present the trajectory and updated data of the Program at Colégio Pedro II, since its implementation in 2006, based on the dialogue between the official documentation and the specialized bibliography. The third is dedicated to the most serious problem of Youth and Adult Education, not only at Colégio Pedro II, but in the entire federal education network: the high dropout rates. And finally, the fourth presents some conclusions about this decade and a half of PROEJA in this educational institution that is part of the Federal Education, Science and Technology Group.

Author Biographies

Leonardo Leonidas de Brito, COLÉGIO PEDRO II/ PROFEPT

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Docente líder do Grupo de Pesquisa " A Teoria Social de Bourdieu para a Educação: abordagens a partir da Educação Básica" credenciado na Pro Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II e no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, desde novembro de 2018. Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. 

Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, Colégio Pedro II - CPII

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do Colégio Pedro II, Desde o início do ano letivo de 2018 é o coordenador geral do departamento de História. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT). Professor Titular do departamento de História do Colégio Pedro II.

Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim, Colégio Pedro II - CPII

Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2007) e Especialização em Ensino de Historia pelo Colégio Pedro II (2018), Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT - Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão (previsão de conclusão em 2022). Atualmente é assistente administrativo educacional - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Sâmia Elene Lobato dos Remedios, Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade Machado de Assis (2013). Fez pós-graduação lato sensu em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Cidade Verde (2019). É professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de educação, linguística e literaturas. Atualmente está cursando Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT no Colégio Pedro II. 

References

Documentos

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Published

2020-10-19

How to Cite

BRITO, Leonardo Leonidas de; ALMEIDA, Adjovanes Thadeu Silva de; AMORIM, Elizabeth de Jesus Moreira de; REMEDIOS, Sâmia Elene Lobato dos. O PROEJA no Colégio Pedro II: : Trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 123–148, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60121. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60121. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê

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