O Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio e a expansão do ensino profissional

ações e concepções (1909-1930)

Autores

  • Marcelly Kathleen Pereira Lucas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olívia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60172

Palavras-chave:

Ensino Profissional, Ensino Agrícola, Ensino Industrial

Resumo

Objetivamos analisar as ações do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio para a expansão do ensino profissional, bem como as concepções de ensino que influenciavam essas ações. O recorte temporal foi atribuído levando em consideração a organização do Ministério, instalado em 1909 e reorganizado no ano de 1930. A pesquisa documental foi realizada nos relatórios anuais apresentados pelos ministros aos presidentes da república. O referencial teórico insere-se na dimensão da história política segundo Rémond (2003) e Barros (2005) e no campo da História da Educação Profissional segundo Ciavatta (2019). Concluímos que o Ministério criou e subvencionou instituições de ensino e cursos profissionais nas três áreas que eram de sua jurisdição: ensino agrícola, ensino industrial e ensino comercial. As escolas agrícolas federais não foram criadas em todos os estados. No ensino industrial ocorreu a criação de uma rede de ensino federal que abrangia todo o território brasileiro. Referente ao ensino comercial, não foram criadas escolas comerciais pelo Ministério, sua incidência sobre esse ensino esteve restrita às subvenções e à regulamentação.

Palavras-chave: Ensino Profissional. Ensino Agrícola. Ensino Industrial.  

Biografia do Autor

Marcelly Kathleen Pereira Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Tem interesse na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Mestranda da Linha de Estudos Socio-Históricos e Filosóficos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professoraorientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de PósGraduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America (ISSN 2596-0113).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

LUCAS, Marcelly Kathleen Pereira; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. O Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio e a expansão do ensino profissional: ações e concepções (1909-1930). Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 454–480, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60172. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60172. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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