Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem:

o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Ruan Barroso Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)
  • Andressa Pereira Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)
  • Dermevaldo Marques Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)
  • Fernanda Bezerra Mateus Martins Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade Federal de Brasília (UnB)
  • Yago Ferreira Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino-aprendizagem, Professor de informática, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Considerando o planejamento como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem este artigo propõe refletir sobre o planejamento dos professores de informática da educação profissional e tecnológica com o objetivo de compreender as contribuições com o processo ensino-aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com três professores de informática. A análise dos dados se deu pela técnica de Aguiar e Ozella (2006) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto, o que nos possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso objeto, são eles: Núcleo 1: Considerações sobre o uso da práxis em busca do rompimento do ensino tradicional; Núcleo 2: Estratégias Metodológicas diferenciadas na construção do conhecimento do discente; Núcleo 3: Avaliação como processo de sondagem e de compreensão dos conteúdos; Núcleo 4: A importância da relação professor-aluno e a motivação dos alunos em sala de aula.Verificou-se que os professores procuram organizar seu planejamento de forma aberta e flexível levando em consideração a realidade do educando e buscando estratégias que possibilitam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

Biografia do Autor

Ruan Barroso, Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)

Acadêmico de Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e membro do Projeto LabKids. Interesse pelas áreas de Pensamento Computacional, Gamificação, Criatividade, Segurança, Design e Tecnologia. Possuo um artigo publicado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019) que é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Já realizei duas (02) palestras na Campus Party, além de ser oficineiro em outros eventos. Atualmente, participo do Projeto LabKids e estou dando prosseguimento no trabalho apresentado no CBIE.

Andressa Pereira, Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)

Acadêmica, atualmente cursando licenciatura em computação no Instituto Federal de Brasília (IFB). Interessada nas áreas de designer, inteligência artificial, desenvolvimento de sites, aplicativos e projetos voltado para crianças entre outros.

Dermevaldo Marques, Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)

Licenciando em computação pelo Instituto Federal de Brasília.Participou como Residente no Programa da Residência Pedagógica, Edital nº 6/2018, da CAPES), no período de 6-2018 a 1/2020, atuando no subprojeto multidisciplinar que envolveu as licenciaturas de física e computação, executando projeto interventivo e atuando no curso FIC como docente.

Fernanda Bezerra Mateus Martins, Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (2011) e em Letras pela Faculdade Cenecista de Brasília (2006). Especializou-se em Psicopedagogia pela Faculdade Albert Einstein (2010). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2019). Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação em Águas Lindas - Goiás e atualmente é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) no campus Taguatinga, leciona nos cursos de Licenciatura em Computação e em Física. Tem atuado como Membro do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Participa do Grupo de Estudos e Pequisa sobre Formação e Atuação de Pedagogos/Professores - GEPFAPe - pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade Federal de Brasília (UnB)

Possui graduação em Pedagogia(2001), Mestrado(2005) e Doutorado(2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília no Departamento de Planejamento e Administração. Integra como formadora o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. É pesquisadora do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo- GEPFAPe. Atua principalmente nos seguintes temas: organização da educação brasileira e legislação educacional, políticas e práticas de formação de professores,profissionalização docente, ensino de história, memória e alfabetização. Desde 2014 é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília na Linha de Pesquisa: Profissão docente, currículo e avaliação.

Yago Ferreira, Instituto Federal De Brasília - Campus Taguatinga (IFB - CTAG)

Estudo Ciência da Computação no Instituto Federal de Brasília, sou formando em inglês pelo CILC, me interesso pelas áreas de games mais especificamente game design

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

BARROSO, Ruan; PEREIRA, Andressa; MARQUES, Dermevaldo; MARTINS, Fernanda Bezerra Mateus; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; FERREIRA, Yago. Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem:: o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 465–487, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60211. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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