Um resgate histórico do PROEJA do IF Sudeste MG:

ecos trazidos pelos documentos

Autores

  • Nara Soares Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba
  • Beatriz Gonçalves Brasileiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60212

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Análise Documental, Perfil

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba por meio da análise crítica dos ecos trazidos pelos documentos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA, integrado ao Ensino Médio, que vigorou nesse campus no período de 2008 a 2013. Para isso, a metodologia deste estudo foi de abordagem qualitativa, com caráter exploratório utilizando a pesquisa documental como instrumento de análise. Os resultados encontrados apontam que o perfil dos estudantes é formado principalmente por mulheres, com idade de até 30 anos, oriundos de Rio Pomba e de pequenas cidades ao seu entorno. O currículo do curso aponta tensões em relação à integração e ao atendimento às necessidades do público dessa modalidade. Quanto à gestão institucional, ainda é ecoado a resistência de oferta de curso PROEJA na instituição, mesmo com as obrigações legais trazidas pelos documentos.

Biografia do Autor

Nara Soares Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba

Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007) e Especialização em Direito Administrativo (2012). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba. Atualmente é servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Rio Pomba.

Beatriz Gonçalves Brasileiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Docente do Curso Técnico Integrado em Agroecologia e do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, plantas medicinais, agroecologia e educação profissional e tecnológica.

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática e Física. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

BARBOSA, Roscelino Quintão. Uma análise sobre a implantação do Proeja: Um estudo de caso no Ifet Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba (2006 – 2008). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9119. Acesso em: 10 out.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC/SETEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 30 mar. 2020.

________. Ministério da Educação. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 05 nov. 2019.

________. Ministério da Educação. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 02 nov. 2019.

________. Ministério da Educação. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.htm.Acesso em: 30 out. 2019.

________. Ministério da Educação. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm

________. Ministério da Educação. Decreto nº 9.465, de 02 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE.. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9465.htm.Acesso em: 02 marc. 2020.

________. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 out. 2019.

________. Ministério da Educação. Parecer n° 11/2000. Brasília, DF: Ministério da Educação: 9 junho. 2000. Disponível em: http://www.forumeja.org.br/files/legisla%C3%A7%C3%A3o%202_0.pdf. Acesso em: 21 abril. 2020.

________. Ministério da Educação. Portaria n° 2.080/05. Brasília, DF: Ministério da Educação, 13 jun. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejaportaria2080.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.

________. Ministério da Educação. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial e Continuada / Ensino Fundamental - Documento Base. Brasília: MEC/SETEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba/MG. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA- CEFET-RP; Rio Pomba: 2008.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário. ano 3, n. 3, p. 1-20, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/viewFile/6122/5087. Acesso em: 11 out. 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP, 2018. 320 p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Juiz de Fora, MG, 2014. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/pdi/pdi-plano-de-desenvolvimento-institucional.pdf. Acesso em 04 abr. 2020.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS-CAMPUS RIO POMBA. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA- Campus Rio Pomba Rio Pomba: 2009.

_________. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA- Campus Rio Pomba Rio Pomba: 2012.

MIRANDA, Paula Reis de. “O PROEJA vai fazer falta”: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A7VPWU Acesso em: 17 out. 2019.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, vol.2-2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110 Acesso em: 17 out. 2019.

_______. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: Entre potencialidades e entraves diante de projetos societários em disputa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.355. Acesso em: 20 maio. 2020.

RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: Ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: Jaqueline Moll e colaboradores. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, PR: Editora Artmed, 2010, v.1, p.43-57.

SILVA, Mônica Ribeiro da; ALMEIDA, Adriana de. A problemática da evasão no processo de implantação do PROEJA no Estado do Paraná. In: Mônica Ribeiro da Silva; Mário Lopes Amorim; Edaguimar Orquizas Viriato. (Org.). PROEJA: educação profissional integrada à EJA: entre políticas e práticas. Curitiba - Pr: Editora da UTFPR, 2011, v. 1, p. 133-159.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

SOARES COSTA, Nara; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves; MIRANDA, Paula Reis de. Um resgate histórico do PROEJA do IF Sudeste MG: : ecos trazidos pelos documentos . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 369–390, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60212. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60212. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.