A educação a distância no Brasil e a inserção da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse contexto

Autores

  • Francisco Wagner de Souza Universidade Federal do Ceará
  • João Welliandre Carneiro Alexandre Universidade Federal do Ceará
  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Clécio Fontelles Thomáz Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.62660

Palavras-chave:

Educação a distância, Universidade virtual, Universidade aberta

Resumo

Desde os primeiros anos do século XX, a educação a distância (EaD) vem sendo utilizada no Brasil como uma alternativa para a expansão e democratização do ensino em diferentes níveis, possibilitando a capacitação de profissionais formados, a obtenção de uma pós-graduação ou, em muitos casos, a primeira graduação, inclusive, para camadas da população com limitações financeiras, de tempo e geográficas, que, sem esse recurso, jamais poderiam alcançar essa meta. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem desenvolvido um papel muito importante para a educação do estado do Ceará, através de diversas experiências na modalidade, sobretudo, através de seus cursos de graduação a distância, ofertados pelo Instituto UFC Virtual. O objetivo deste artigo é descrever a evolução da educação a distância no Brasil e relatar as experiências desenvolvidas na UFC para se inserir na modalidade. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica através de textos elaborados por estudiosos da área. Conclui-se que a EaD no Brasil tem cumprido um papel fundamental na educação nacional, favorecendo o aumento do número de matriculas no ensino superior e contribuindo para a expansão e democratização do ensino no país. Verifica-se ainda que a UFC, em 18 anos, desde a criação do Instituto UFC Virtual, tem contribuído fortemente para o aumento de números de matriculas na instituição e levado a oportunidade de formação para as diversas regiões do estado do Ceará.

Biografia do Autor

Francisco Wagner de Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) na Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes (2017). Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor de Língua Espanhola da Universidade Federal do Ceará e atua na Casa de Cultura Hispânica.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3011-2938

 

João Welliandre Carneiro Alexandre, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Atua nas áreas de pesquisas associadas à gestão pela qualidade e controle estatístico da qualidade. Tem interesse em desenvolver pesquisa nas seguintes linhas: modelos de gestão pela qualidade, teoria da resposta ao item aplicada à gestão pela qualidade, gráficos de controle estatístico do processo e confiabilidade de produtos.

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Complutense de Madrid , 2002 - Bolsista CAPES). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) tendo apresentado a Tese "Funcionamento Diferencial do Item (DIF): indicador de justiça das avaliações em larga escala"; Pesquisador do CNPq (Nível 1C); Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC); Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (UFC); consultor ad-hoc dos periódicos: a) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), b) Avaliação: Avaliação da Educação Superior (UNISO), c) Estudos em Avaliação Educacional (FCC), d) Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), e) Revista de Avaliação Psicológica (IBAP), f) Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), g) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), h) American Journal of Applied Psychology; consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR/CNPq). Orientou 34 Mestres e 13 Doutores. Possui 114 artigos publicados em periódicos com referees, 35 capítulos de livros, cinco livros organizados e 1452 citações de trabalhos acadêmicos, conforme o Google Scholar (16/04/2020), tendo índice h = 19 e índice i10 = 45 (https://scholar.google.com.br/citations?user=LebBjTgAAAAJ&hl=pt-BR). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Avaliação de Instituições Educacionais, Avaliação de Políticas Públicas e Avaliação de Programas Educacionais.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6459-0992

 

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, eixo temático em Avaliação Institucional, com a tese "Avaliação da eficiência dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará: utilização de indicadores de desempenho como elementos estratégicos de gestão", pela FACED/UFC (2011). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Informática, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - Poleduc, da UFC. Professora do Curso de Administração à Distância, pela Universidade Federal do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil.

Orcid: https://orcid.org/ 0000-0002-0698-2485

Antônio Clécio Fontelles Thomáz, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1969), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutorado na Universidade Joseph Fourrier - Gfenoble França em 1995. Atualmente é Prof. Titular Aposentado da Universidade Federal do Ceará e Prof. adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação linear, otimização industrial, otimização linear e programação matemática. Coordenador do Laboraqtório de Otimização e Gestão Industrial LOGIN da Universidade Estadual do Ceará onde desenvolve projetos na área de de otimização industrial até 05/07/2012. Aposentou-se pela UFC em 17/11/2000 Aposentou-se da UECE em 05/07/2012.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

SOUZA, Francisco Wagner de; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; THOMÁZ, Antônio Clécio Fontelles. A educação a distância no Brasil e a inserção da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse contexto. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 106–129, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i25.62660. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/62660. Acesso em: 22 dez. 2024.

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