A educação a distância no Brasil e a inserção da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse contexto
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.62660Palavras-chave:
Educação a distância, Universidade virtual, Universidade abertaResumo
Desde os primeiros anos do século XX, a educação a distância (EaD) vem sendo utilizada no Brasil como uma alternativa para a expansão e democratização do ensino em diferentes níveis, possibilitando a capacitação de profissionais formados, a obtenção de uma pós-graduação ou, em muitos casos, a primeira graduação, inclusive, para camadas da população com limitações financeiras, de tempo e geográficas, que, sem esse recurso, jamais poderiam alcançar essa meta. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem desenvolvido um papel muito importante para a educação do estado do Ceará, através de diversas experiências na modalidade, sobretudo, através de seus cursos de graduação a distância, ofertados pelo Instituto UFC Virtual. O objetivo deste artigo é descrever a evolução da educação a distância no Brasil e relatar as experiências desenvolvidas na UFC para se inserir na modalidade. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica através de textos elaborados por estudiosos da área. Conclui-se que a EaD no Brasil tem cumprido um papel fundamental na educação nacional, favorecendo o aumento do número de matriculas no ensino superior e contribuindo para a expansão e democratização do ensino no país. Verifica-se ainda que a UFC, em 18 anos, desde a criação do Instituto UFC Virtual, tem contribuído fortemente para o aumento de números de matriculas na instituição e levado a oportunidade de formação para as diversas regiões do estado do Ceará.
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