A Reforma do Ensino Médio:

Mudar Para Deixar Como Está

Autores

  • Vera de Fátima Maciel Lopes Universidade Estácio de Sá
  • Elias Enrique Moreira Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo - SEE/SP

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62798

Palavras-chave:

Reforma, Ensino Médio, Estado, Educação, Capital.

Resumo

O Objetivo do presente artigo é, “analisar as possíveis conexões entre a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, o ordenamento proposto pela Lei 13.415/17, as demandas do Capital e as expectativas da burguesia”. Partimos da problematização de que o Estado, procura orientar as alterações no Ensino Médio, no sentido de construir o consenso para as posições da classe dominante, para que, os estudantes das classes subalternas associem a realização de seus sonhos de um futuro melhor, a uma educação atrelada aos interesses do capital, a continuidade dos processos de valorização do valor. Ou seja, que o processo capitalista de produção que os explora, permaneça como horizonte possível no futuro imediato, sem maiores resistências. Por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo e de relatos de experiência, traçamos nossa análise destacando os efeitos Reforma do Ensino Médio, a influência da Estratégia Democrática Popular na Educação, Estado e classes sociais.

Biografia do Autor

Vera de Fátima Maciel Lopes, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente (UERJ - 2013), tese referente aos impactos e conflitos socioambientais nos territórios pesqueiros (litoral fluminense); Graduada em Ciências Sociais (PUC/RJ - 1995); Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ - 2001). Atuou no Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) como coordenadora executiva do Programa de Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA/UFRJ). Foi coordenadora de Projetos de Ensino Pesquisa e Extensão, entre os quais: Mulheres na Pesca e do Estudo Exploratório sobre Consórcios Públicos: por uma Gestão Compartilhada de Recursos Naturais (Cabo Frio, Barra de São João e Macaé/RJ); contribuiu para a criação da Rede Solidária da Pesca em âmbito nacional e coordenou a articulação da Rede Solidária no Litoral Fluminense. É professora adjunta na Universidade Estácio de Sá, atua em cursos presenciais e na EAD; desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase em Educação, Gestão Ambiental, Território, Relações e Conflitos Socioambientais.

Elias Enrique Moreira, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo - SEE/SP

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, graduado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (UNISO). Atualmente é professor de História (Professor de Educação Básica II) na rede pública estadual do Estado de São Paulo (SEE-SP). Tem experiência na área de educação, com ênfase no ensino de História, exerce atividades de formação ministrando cursos e palestras de História Econômica do Brasil, Teoria do Estado, História das Revoluções Modernas, Geopolítica, Conjuntura, Política e Gestão Educacional. Membro do Forum Nacional de Monitores (FNM-13 de Maio) e do Coletivo IDE.

Referências

DUARTE, A. M. C.; Reis, J. B. dos; Correa, L. M.; SALES , S. R. A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil. Roteiro, v. 45, p. 1-26, 4 jun. 2020. Disponível em https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22528 Acesso em: 22. Fev. 2021

FONTES, Virginia. O Brasil e o Capital-Imperialismo. Rio de Janeiro. UFRJ. 2010
GENNARI, Emílio. Fracasso Escolar: Acidente ou Construção Social? Disponível em: www.conselhodaclasse.blogsdpot.com.br. Acesso em 24. Fev. 2021

_______________. A Educação Nos Tempos de Qualidade Total. Fórum Nacional de Monitores. Vol. 30. Págs 32. 1997
_______________. Estado e Educação. Fórum Nacional de Monitores. Vol. 31. Págs 33. 1997.
IASI, Mauro, FIGUEIREDO, IsabeL M.. NEVES, Vitor. Orgs. A Estratégia Democrático Popular: Um Inventário Crítico.1ª ed. Marília. Lutas Anticapital. 2019. Col. A Revolução Brasileira Em Debate

LAMPEDUSA, Giuseppe Tomasi di, O Leopardo, Ed. CIA das Letras, RJ., 2017

SENADO FEDERAL, LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Senado Federal. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislação/listanormas.action?tiponorma=LEI&numero=013415&data=2017&SUBMIT1=Pesquisar. Acesso 10.Mar. 2017.

_______________Impeachment de Dilma Rousseff marca ano de 2016 no Congresso e no Brasil. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado. leg.br/ noticias/ materias/ 2016/ 12/28/impeachment-de-dilma-rousseff-marca-ano-de-2016-no-congresso-e-no-brasil. Acesso em: 17. Fev. 2021

MAX, Karl. O Capital: Critica da Economia Política. Tradução Regis Barbosa e Flávio. R. Kothe 2ª ed. São Paulo. Nova Cultural. 1985. v. 1. Col. Os Economistas.

_________. O Capital: Critica da Economia Política. Tradução Regis Barbosa e Flávio. R. Kothe. 3ª ed. São Paulo. Nova Cultural. 1988. v. 2. Col. Os Economistas.

NEVES, Vitor: Democracia e Socialismo: Carlos Nelson Coutinho e Seu Tempo.1ª ed. Marilia. Lutas Anticapital.. 2019. Col. Revolução Brasileira em debate.

SILVEIRA, Matheus, Cortes na educação em 2019: medida necessária ou retrocesso? Disponível em https://www.politize.com.br/cortes-na-educacao-em-2019/. Acesso em 24. Fev. 2021

SOUZA, Maria Lídia. O Gramsci de Edmundo Fernandes. Ciclo de Estudos: Decifra-me Enquanto Te Devoro. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CJ5TuhdQMQY&t=318s. Acesso em 22. Fev. 2021

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

LOPES, Vera de Fátima Maciel; MOREIRA, Elias Enrique. A Reforma do Ensino Médio:: Mudar Para Deixar Como Está. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 90–104, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.62798. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/62798. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.