A atualidade das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels para a crítica das reformas neoliberais na educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68009Palavras-chave:
Trabalho, Politecnia, Omnilateralidade, Educação, CapitalismoResumo
O artigo aborda a atualidade dos referenciais de Karl Marx e Friedrich Engels para a análise crítica do reformismo neoliberal ortodoxo. Com base nas categorias trabalho, politecnia e omnilateralidade, destacamos a distinção fundamental da relação trabalho e educação que fundamenta sua concepção de educação/formação da classe trabalhadora, daquela proposta pelas reformas neoliberais da atualidade brasileira. O texto é resultado dos estudos bibliográficos exploratórios realizados em três pesquisas em nível de doutorado, que adotaram como referenciais as principais obras de Marx e Engels. O estudo demonstra que, as categorias educação politécnica e omnilateralidade nas obras dos autores expressam a possibilidade de uma relação entre trabalho e educação que contribua para a superação da sociedade de classes. Constituem, portanto, fundamentos para a análise crítica das reformas neoliberais e para a consolidação do projeto de educação que importa para a classe trabalhadora.
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