Percepções de estudantes do ensino médio acerca do uso de mensagens de texto com caráter motivacional durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Haury Temp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha - IFFar

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71924

Palavras-chave:

Mensagens de texto. Ensino remoto. Ensino médio. Acolhimento. Motivação

Resumo

O presente estudo avaliou a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado de uma instituição pública de ensino vinculada a Rede Federal de Educação, acerca do efeito do uso de mensagens de texto na motivação e processo de acolhimento durante o ensino remoto. O desenvolvimento da investigação ocorreu durante o segundo semestre letivo de 2020, no qual participaram 560 estudantes matriculados nos cursos técnicos de Administração, Agropecuária, Alimentos e Manutenção e Suporte em Informática. As mensagens de texto possuíam caráter motivacional construídas a partir da Teoria da Autodeterminação sendo enviadas aos estudantes via aplicativo WhatsApp, com uma frequência de três (3) mensagens por semana pelo período de oito (8) semanas. Os resultados mostram que 81% dos estudantes se sentiram acolhidos pela Instituição e outros 16% parcialmente acolhidos, aumentando a sensação de proximidade entre estudante e escola. Sobre a motivação, 93% dos estudantes consideram que o recebimento das mensagens de texto de alguma forma influenciou positivamente seu estado de motivação para realização das atividades escolares, e 94,5% dos participantes consideram esta iniciativa uma ação válida para que os estudantes alcancem o êxito escolar durante o ensino remoto. Portanto, acredita-se que as contribuições evidenciadas no presente estudo possam estimular e referenciar a construção de iniciativas semelhantes, seja durante o ensino remoto, ou mesmo, na forma que se dará o retorno presencial à escola.

Biografia do Autor

Haury Temp, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Especialização em Ciência do Movimento Humano com ênfase em Técnica Desportiva (2002) também pela UFSM. Mestrado em Educação pelo Centro de Educação da UFSM (2013). Doutorando do Programa Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha-Câmpus São Vicente do Sul atuando nos Cursos Técnicos Integrados e PROEJA

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. É docente do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Desde dezembro de 2020 é Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio integrado, ensino dos esportes, temas transversais, interdisciplinaridade e produção científica. 

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

TEMP, Haury; COUTINHO, Renato Xavier. Percepções de estudantes do ensino médio acerca do uso de mensagens de texto com caráter motivacional durante a pandemia da Covid-19. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 328–345, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71924. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71924. Acesso em: 22 dez. 2024.

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