A educação e a formação do sujeito potencialmente revolucionário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i29.85181

Palavras-chave:

Práxis político-educativa. Educação. Formação humana.

Resumo

A presente exposição parte de uma crítica à educação direcionada pelo currículo formal, que por sua vez se apresenta na escola pública como instrumento de ação para manter objetivos que negam a formação humana integral. Nesse sentido em meio ao contexto de crise estrutural do capital emerge a oportunidade de resgatarmos o método dialético desenvolvido por Marx e Engels a fim de verificar a possibilidade de empreender uma crítica a educação institucionalizada pelos moldes capitalistas. Para contextualizar tal problemática cabe destacar a ausência do proletariado na cena revolucionária, dado o esvaziamento no processo crítico-formativo da classe trabalhadora, sobretudo, quanto ao papel da práxis político-educativa para a formação do sujeito potencialmente revolucionário. Partimos do pressuposto da não restrição de luta apenas pela aquisição do patrimônio do saber acumulado, mas por uma compreensão crítica deste, como instigadora do caráter revolucionário de classe. A discussão teórica contempla uma metodologia com base em um estudo de cunho bibliográfico mediada pelas obras de Marx e Engels, bem como de seus intérpretes e estudiosos.

Biografia do Autor

Vanessa Mariano de Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Atuo na área de educação no ensino de Geografia e tenho experiência na área de saúde, trabalho e educação quanto as demandas de educação especial e neuropsicopedagogia, bem como questões sociais, ambientais e da estética. Tenho experiência em caráter acadêmico e empresarial, além de ter desenvolvido projetos e ações exitosas na área de gestão social e ambiental, sobretudo em práticas de Educação Ambiental e tutoria em EAD. Sou estudante do PPGE/UFC.

Justino de Sousa Junior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Pós-doutorado pelo PPFH-UERJ (2006-2007) e Pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL, 2018). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação com dedicação mais concentrada nos seguintes temas: educação, trabalho, práxis, estado e política educacional. De sua autoria destacam-se os livros: Marx e a crítica da educação - da ascensão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital (Ideias e Letras, 2011), A crise da escola (Editora UFC, 2014), Educação, Cultura e Luta de Classes: Crônicas Brasileiras (Nova Civilização, 2018) e Práxis, ontologia e formação Humana (Lisbon Press, 2021).

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Publicado

2024-05-12

Como Citar

CASTRO, Vanessa Mariano de; SOUSA JUNIOR, Justino de. A educação e a formação do sujeito potencialmente revolucionário. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 29, p. 29–43, 2024. DOI: 10.29148/labor.v1i29.85181. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/85181. Acesso em: 23 nov. 2024.

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