EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ORDEM DO CAPITAL EM PARNAÍBA/PI: APRENDENDO A SER TRABALHADOR NA SOCIEDADE DO (DES) EMPREGO
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i8.6694Abstract
Este estudo é resultado de pesquisa realizada no Grupo de Estudos Marxistas Piauiense, tem como lócus a formação da juventude direcionada à Educação Profissional e a relação desta última com a inserção no mercado de trabalho em Parnaíba-PI. Durante a investigação, propomos uma análise sobre a formação destinada aos jovens da classe trabalhadora e a sua inserção no mundo do trabalho. Nesta perspectiva, compreendemos a juventude enquanto segmento social e histórico ao tempo que indagamos sobre a influência social/econômica/política e ideológica das relações capitalistas na formação desta instância. Nossas reflexões nutriram-se de observações, entrevistas/questionários e leituras de fontes primárias coletadas no Centro de Educação Profissionalizante – CEEP, em Parnaíba/PI. Ressaltamos a importância do debate sobre as metamorfoses no mundo do trabalho contemporâneo e a problemática da empregabilidade para a compreensão da relação entre mercado de trabalho e educação no CEEP. Refletimos ainda sobre a dualidade existente entre ensino técnico e educação integral, como causa da divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).