Diagnóstico del contexto laboral de las guarderías-escuela municipales

Autores/as

  • Maria Luiza Gava Schmidt Unesp, Câmpus de Assis/SP
  • Larissa Prato Santos Unesp, Câmpus de Assis/SP
  • Letícia Piffer Unesp- Câmpus de Assis/SP
  • Venâncio Paiola Tonon Universidade Estadual Paulista - Campus Assis
  • João Massuda Junior Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
  • João Areosa Universidade Nova Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.71003

Palabras clave:

Psicología del trabajo, Servicio de guardería escolar, Salud mental

Resumen

Se trata de un informe de experiencia de prácticas en Psicología en el ámbito de la salud del trabajador que tuvo como objetivo diagnosticar aspectos de las condiciones laborales, de la organización laboral y de las relaciones socioprofesionales de dos guarderías-escuela municipales. Se realizó un estudio transversal que utilizó la Escala de Evaluación del Contexto de Trabajo (EACT) con 39 trabajadores, 19 de una guardería y 20 de la otra. El resultado promedio obtenido para los factores “Organización Laboral” y “Condiciones de Trabajo" indicó resultado “Crítico” en ambas guarderías, señalando la existencia de una situación de alerta que exige la implementación de acciones inmediatas en el corto y mediano plazo para que se logren mejoras. El factor relaciones socioprofesionales obtuvo un resultado promedio considerado satisfactorio para la guardería-escuela 1 y crítico para la guardería-escuela 2. La escala EACT, en ambas unidades educativas, presentó consistencia interna y ausencia de redundancia, ya que el Alpha de Cronbach obtenido osciló entre 0,78 y 0,82 en la guardería-escuela 1 y entre 0,69 y 0,81 en la guardería-escuela 2. Se concluyó que el contexto de ambas guarderías no es totalmente favorable, siendo necesario intervenir para evitar daños a la salud de los trabajadores.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Gava Schmidt, Unesp, Câmpus de Assis/SP

Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp. Pós-Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Docente do Curso de Graduação em Psicologia e Supervisora de Estágio, Departamento de Psicologia Social, Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, Câmpus de Assis/SP. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3296-7238

Larissa Prato Santos, Unesp, Câmpus de Assis/SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? Unesp, Campus Assis ? SP. Estagiária da ênfase Princípios e Métodos da Terapia Cognitivo-Comportamental e A Prática Clínica na Abordagem Cognitivo-Comportamental e da ênfase Processos Saúde-Doença no Trabalho com foco em Psicologia e Saúde no Trabalho. Bolsista de Iniciação Científica FAPESP (Processo nº 2019/11878-3) no campo da Saúde do Trabalhador.

Orcid: https://orcid.org/ 0000-0002-3556-3853

Letícia Piffer , Unesp- Câmpus de Assis/SP

Graduanda em Psicologia na Universidade Estadual Paulista, e Coordenadora de gestão de pessoas na Humanus, que é uma empresa júnior, vinculada ao curso de psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

https://orcid.org/ 0000-0002-6576-0778.

Venâncio Paiola Tonon, Universidade Estadual Paulista - Campus Assis

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Como bolsista FAPESP, desenvolveu o projeto de iniciação científica "O Conceito de Drama como Articulador da Crítica dos Fundamentos da Psicologia, de Georges Politzer (1928)". Com bolsa do programa Mitacs Globalink Research Internship, realizou estágio de pesquisa na McGill University, em Montreal, Canadá, onde integrou o Knowledge Sharing Research Group (Knowah). Foi bolsista PIBIC - CNPq entre 2017 e 2019. Realizou intercâmbio institucional na University of Victoria, em Victoria, Canadá. Em 2018 foi Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Psicologia de Assis (CAPsiA) e participou, como delegado da região sudeste, do evento "Revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Psicologia". Possui experiência de estágio em saúde ocupacional e psicologia clínica. Interesses de pesquisa: História e Filosofia da Psicologia; Georges Politzer; Fenomenologia; e Psicanálise.

https://orcid.org/0000-0001-8476-3811

João Massuda Junior, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Administrador e Mestre em Administração pela UFMS, Especialista em Administração da Informação pela UNIDERP e Doutor em Psicologia pela UCDB. Professor Colaborador do IPq-HCFMUSP. Atua como professor no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Membro do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho (UCDB/CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0523-6285.

João Areosa, Universidade Nova Lisboa

Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências Empresariais( ESCE-IPS), Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal. Pesquisador no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais ( CISC.NOVA) da Universidade Nova Lisboa, Portugal.

Orcid : https://orcid.org/0000-0001-5112-1521

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Publicado

2021-08-16

Cómo citar

SCHMIDT, Maria Luiza Gava; SANTOS, Larissa Prato; PIFFER , Letícia; TONON, Venâncio Paiola; MASSUDA JUNIOR, João; AREOSA, João. Diagnóstico del contexto laboral de las guarderías-escuela municipales. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 47–63, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i25.71003. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71003. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

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