A “Cultura Extrema” Enquanto Estratégia de Hegemonia
uma análise a partir dos escritos de Antônio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.42630Palavras-chave:
pensamento de Gramsci;, hegemonia;, cultura extremaResumo
O presente artigo tem o objetivo de discutir o conceito gramsciano de cultura extrema enquanto estratégia de hegemonia. Isto é feito por meio da análise de três escritos de Antônio Gramsci, duas publicações de jornais e uma pequena redação da 5ª série primária. Partimos da premissa de que a cultura extrema é uma categoria de Gramsci, mas não é uma expressão utilizada por ele, de forma direta, como o conceito de hegemonia por exemplo. Por meio da análise dos textos identificamos que a cultura extrema revela um processo de conhecimento e se constitui em importante elemento de estratégia pela busca da hegemonia, pois é pela cultura que se transforma e se forma uma nova linguagem, capaz de subsidiar novas ações e novas direções.
Referências
D’ORSI, Angelo, Gramsci, una nuova biografia. Editore Giangiacomo Feltriunelli, Milano, 2017.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001
JACOMINI, Márcia Aparecida. Os escritos de Antônio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010). Educ. rev. vol.34 no.72 Curitiba Nov./Dec. 2018.
MANACORDA, Mario. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
NOSELLA, Paolo. Gramsci professor-político. Rivista Filosofia Italiana. pp. 129 a 147. XII (2017), 2.
_______, Paolo. “Le ceneri di Gramsci”, poema de Pier Paolo Pasolini: a crise de 1956 e a proposta da cultura extrema.Rev. Bras. Educ. vol.24 Rio de Janeiro 2019 Epub Aug 12, 2019
_______. Gramsci e os educadores brasileiros: um balanço crítico. In: NOSELLA, Paolo et al. Qual compromisso político? Bragança Paulista: Edusf, 1998. p. 23-42.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura e Formação Humana no Pensamento de Antônio Gramsci. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 51-66, jan./jun. 1999
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).