La "Cultura Extrema" Como una Estrategia de Hegemonía
Un análisis de los escritos de Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.42630Palabras clave:
El pensamiento de Gramsci;, hegemonía, cultura extremaResumen
Este artículo tiene como objetivo discutir el concepto Gramsciano de cultura extrema como estrategia de hegemonía. Esto se hace a través del análisis de tres escritos de Antonio Gramsci, dos publicaciones de periódicos y un pequeño ensayo del 5to grado. Partimos de la premisa de que la cultura extrema es una categoría de Gramsci, pero no es una expresión utilizada por él, directamente, como el concepto de hegemonía, por ejemplo. A través del análisis de los textos, identificamos que la cultura extrema revela un proceso de conocimiento y constituye un elemento importante de la estrategia para la búsqueda de la hegemonía, porque es a través de la cultura que un nuevo lenguaje se transforma y puede subsidiar nuevas acciones y nuevas. direcciones.
Citas
D’ORSI, Angelo, Gramsci, una nuova biografia. Editore Giangiacomo Feltriunelli, Milano, 2017.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001
JACOMINI, Márcia Aparecida. Os escritos de Antônio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010). Educ. rev. vol.34 no.72 Curitiba Nov./Dec. 2018.
MANACORDA, Mario. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
NOSELLA, Paolo. Gramsci professor-político. Rivista Filosofia Italiana. pp. 129 a 147. XII (2017), 2.
_______, Paolo. “Le ceneri di Gramsci”, poema de Pier Paolo Pasolini: a crise de 1956 e a proposta da cultura extrema.Rev. Bras. Educ. vol.24 Rio de Janeiro 2019 Epub Aug 12, 2019
_______. Gramsci e os educadores brasileiros: um balanço crítico. In: NOSELLA, Paolo et al. Qual compromisso político? Bragança Paulista: Edusf, 1998. p. 23-42.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura e Formação Humana no Pensamento de Antônio Gramsci. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 51-66, jan./jun. 1999
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).