Reflexiones sobre el abandono escolar en la escuela secundaria desde el punto de vista de los educadores
un estudio de caso
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71828Palabras clave:
Abandono Escolar, Escuela Secundaria, Educación y JuventudResumen
Este artículo tiene como objetivo discutir el concepto y los efectos del abandono escolar en la escuela secundaria pública sobre la educación y la práctica escolar, utilizando el análisis de la literatura y el contenido de entrevistas realizadas a veintiséis educadores de cuatro escuelas públicas del municipio de Guarapuava/ PR. La metodología para la recolección de datos fue el estudio de caso, analizado desde la perspectiva de las representaciones sociales de los sujetos pesquisados, en el contexto del método histórico materialista.. Se seleccionaron para la discusión las respuestas relacionadas con las definiciones de abandono escolar de los entrevistados, sus percepciones sobre los efectos desta en la comunidad escolar y las acciones tomadas para combatir la misma. Finalmente, fue posible notar que los discursos desarrollados sobre la deserción son diversos y reflejan las ideologías que permean la escuela, también se pudo notar los avances en relación a las políticas públicas para la juventud que necesitan ser discutidas para asegurar el acceso y permanencia. de todos los estudiantes a la escuela.
Citas
BRASIL. IBGE. Séries Históricas e Estatísticas. 2016. Disponível em: <https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/default.aspx>. Acesso em: 01 nov. 2020.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742011000300007&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 04 fev. 2019.
FILHO, Raimundo Barbosa Silva; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527> Acesso em: 26 out. 2019.
FINI, Roberto; HEIJMANS, Rosemary Dore; LUSCHER, Ana Zuleima. Insucesso, fracasso, abandono, evasão... um debate multifacetado. In: CUNHA, Daisy Moreira. et al. Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2013. p. 235-275. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a07.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Revolução 4.0 e a reedição das lógica das revoluções burguesas [31 de outubro de 2019]. DMT em debate: Democracia e Mundo do Trabalho. Entrevista concedida a João Vitor Santos.
FORNARI, Liamara Teresinha. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do Capital. REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, Passo Fundo, 2010. p. 112-124. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2027/1260>. Acesso em: 14 jan. 2019.
GESTA. Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. GESTA, 2017
IBGE. Panorama Cidades – Guarapuava/PR. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/guarapuava/panorama> Acesso em: 02 ago. 2020.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica n°8/2017/CGCQTI/DEED. Brasília: INEP, 27 de junho de 2017.
INEP/MEC. Indicadores Educacionais, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais> Acesso em: 20 jun. 2020.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf> Acesso em: 27 abr. 2019.
KOHN, Alfie. Test today, privatiza tomorrow: using accountability to “reform” public schools to death. In: WATKINS, William H. (Ed.). The Assault on Public Education: confronting the politics of corporate school reform. New York: Teachers College Press, 2012. p. 79-96.
LEITE, Guilherme Antunes. Reforma do ensino médio, projeto pedagógico da Confederação Nacional da Indústria e a crise do mundo do trabalho no Brasil: delineamentos para a formação de estudantes da classe trabalhadora. Guarapuava/PR. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2021. 261p.
MARGIOTTA, Umberto; VITALE, Gabriella; SANTOS, Jácia Soares dos. O fenômeno do abandono escolar na Europa do Novo Milênio: dados, políticas, intervenções e perspectivas. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 349-366, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n94/0101-3262-ccedes-34-94-0349.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2020.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã (primeiro capítulo). Edição eletrônica: Ed. Ridendo Castigat Mores. 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A condição juvenil no século XXI. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; NJAINE, Kathie. Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do „ficar‟ entre jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011, pp. 17-43.
MOSCOVICI, Serge. A invenção da Sociedade: Sociologia e Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
PRESTES, Emília Maria da Trindade; FIALHO, Marília Gabriella Duarte. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 869-889, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362018000300869&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 26 out. 2020.
PONTE, João Pedro. O estudo de caso na investigação em Educação Matemática. Quadrante, Lisboa, v. 3, n. 1, 1994.
RODRIGUES, Luciana Soares, et al. A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. 66, p. 889-901 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/icse/v22n66/1807-5762-icse-1807-57622017-0129.pdf> Acesso em: 10 jun. 2019.
SANTOS, Maria E. de Moura. Relações históricas entre trabalho, educação e pobreza. Teresina: EDUFPI, 2018.
SILVA, Marco Aurélio; FILHO, Antônio Costa Gomes. A cultura conservadora de Guarapuava, frente ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Revista Gestão em Foco, Amparo, 11 ed., p. 86-94, 2019. Disponível em: <http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/05/007_A-CULTURA-CONSERVADORA-DE-GUARAPUAVA-FRENTE-AO-DESENVOLVIMENTO-ECON%C3%94MICO-SOCIAL-E-TECNOL%C3%93GICO.pdf> Acesso em: 02 ago. 2020.
SILVEIRA, Olivia. Permanecer na Escola: um estudo com jovens egressos do Projovem. Salvador: EDUFBA, 2014.
SOARES, Tufi Machado. et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0757.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2018.
STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões de permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado, 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
TOSTES, Maiza Vaz; et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, 2018.
WITTE, Kristof de. et al. A critical review of the literature on school dropout. Educational Research Review, Regensburg, v. 10, p. 13-28, 2013. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X13000286> Acesso em: 20 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).