Investigación de evasión en la enseñanza técnica integrada de IFBA - campus Simões Filho

Autores/as

  • Regina Célia Palácio Lambiase INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA
  • Ana Karoline dos Santos Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72035

Palabras clave:

Evasão escolar. Retenção na escola. Pesquisa qualitativa.

Resumen

Frente a la realidad de la deserción de estudiantes en cursos técnicos integrados al bachillerato del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía - IFBA, este artículo tiene como objetivo comprender, dentro de las percepciones de los estudiantes y coordinadores de cursos, cuáles son las causas de esta ocurrencia. Como objetivos específicos vamos a: a) Identificar puntos de retención en el plan de estudios del curso; b) Identificar las causas de deserción y retención en el curso; c) Identificar los indicadores de tendencia que influyen en la deserción y la retención. Como metodología, la investigación se clasifica como explicativa con un enfoque cualitativo. Los procedimientos utilizados fueron: 1. Cuestionario con preguntas objetivas para los estudiantes; 2. Entrevistas semiestructuradas con los coordinadores del curso y 3. Análisis documental de los proyectos de los cursos técnicos integrados: Electromecánica, Mecánica, Petróleo y Gas y Metalurgia. Cuestionario aplicado a Gestión de Recursos Académicos (GRA) para comprender cómo se comporta el sector en relación a la deserción.Nos dimos cuenta de que los principales motivos de evasión en la percepción de coordinadores y alumnos eran: 1. Duración del curso, 2. Huelgas y paros durante el curso escolar, y 3. Pandemia del Virus Nova Corona.

Biografía del autor/a

Regina Célia Palácio Lambiase, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Regulação da Indústria de Energia pela UNIFACS e graduação em Economia pela UFBA. Atualmente é professora de ensino superior, médio e técnico do Instituto Federal da Bahia - Simões Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Regulação e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Regulação e Introdução à Economia.

Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-0115-2076  

Ana Karoline dos Santos Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho - IFBA

Cursando quarto semestre da Licenciatura em Eletromecânica no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho. Possui curso Técnico concluído (2014) em Manutenção Mecânica Industrial pelo IFBA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Salvador. 

Orcid. https://orcid.org/0000-0002-9854-8781

Citas

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Setec/mec. Setec/mec. Plataforma Nilo Peçanha: PNP 2019. 2018. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2018.html>. Acesso em: 04 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Plano Nacional de Educação – PNE, 2014a. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm>. Acesso em:19 jul 2020.

DORE, Rosemary. CASTRO, Tatiana L. de. SALES, Paula E Nogueira. Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de minas gerais. 2015.

IFBA, Projeto de curso Eletromecânica, Simões Filho. 2010.

IFBA, Projeto de curso Mecânica, Simões Filho. 2010.

IFBA, Projeto de curso Metalurgia, Simões Filho. 2010.

IFBA, Projeto de curso Petróleo e Gás, Simões Filho. 2010.

IFBA, Gerência de Registros Acadêmicos. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/menu-ensino/setores/gra-1/gerencia-de-registros-academicos-gra Acesso em 19/09/2021.

LICHTMAN, M. Chapter Learning Others Through Interviewing. In: Qualitative research in educacion: a user's guide. Thousand Oaks: sage, 2010.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

YOCOTA, Meire S. F. Evasão no ensino técnico e técnico integrado ao ensino médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em eletrônica, informática e mecatrônica da Etec Jorge Street do Centro. Dissertação apresentada como requisito parcial à conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. 2015.

WENTZ, Andréia Garcia. ZANELATTO, Elisângela Mara. Causas da Evasão escolar no Ensino técnico. Revista Signos. Ano 39, n 2. 2018.

Publicado

2021-11-03

Cómo citar

LAMBIASE, Regina Célia Palácio; DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Ana Karoline. Investigación de evasión en la enseñanza técnica integrada de IFBA - campus Simões Filho. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 217–235, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.72035. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72035. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.