Dime dónde estás:

estrategias de permanencia y éxito en educación remota de emergencia en Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Simões Filho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72063

Palabras clave:

Pandemia. Absentismo. Permanencia

Resumen

Este artículo presenta un relato de experiencias sobre el proceso de transición del contexto presencial al remoto en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía, campus de Simões Filho, frente a la pandemia de COVID-19. El informe se divide en tres partes principales, destacando el uso del criterio cronológico de los hechos narrados / analizados. Inicialmente, discutimos los principales desafíos encontrados con el brote de la pandemia en el estado de Bahía y las acciones necesarias para interrumpir las actividades académicas en el campus. Luego, discutimos las estrategias que se utilizaron para encontrar / agrupar estudiantes en las formas integradas, posteriores y superiores de nuestra unidad didáctica. Finalmente, explicamos sobre las acciones realizadas con los estudiantes en este período y cómo tuvieron un impacto positivo en relación al proceso de permanencia y combate a la deserción escolar.

Biografía del autor/a

Azly Santos Amorim de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mulher Negra, Soteropolitana, insubmissa e com trajetória de formação na Educação Pública possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) especialização(1998) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2003). Em 2014 tornou-se Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras-Minas Gerais e em 2020 concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, da PUCRS, na área de Humanidades e Artes. Possui vinculo efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia no Campus Simões Filho, atuando na modalidade do Ensino médio integrado, subsequente e superior. Atuou como docente no ensino superior na Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia, UNIME, Faculdade Dom Pedro II, Facdelta, onde lecionou as disciplinas,Matemática I, Calculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Lecionou também na Universidade Estadual da Bahia, a disciplina Análise Real. Atualmente coordena o grupo de Estudos e Pesquisa em Formação, Inclusão e Diversidade Cultural( GEFID) do IFBA Campus Simões Filho e membro do grupo de pesquisa NEMEE do IFBA Salvador, participando do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEN)

Cláudia Torres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora em Educação pela Universidad del Mar-Chile, reconhecido pela UFRJ. Especialista em Psicopedagogia pelo CEPOM. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA/Simões Filho. Tem experiência em Psicopedagogia Clínica, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Docência Superior e Formação de professores.

Ivo Falcão da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Ivo Falcão da Silva é mestre e doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2013/2016). Possui licenciatura e bacharelado em Letras Vernáculas também pela UFBA. Desenvolveu pesquisas sobre a escritora Maria Lúcia Dal Farra através do projeto "O escritor e seus múltiplos: migrações", estudando as produções teóricas, artísticas e biográficas acerca da referida poetisa. Professor efetivo do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, vem acompanhando estudantes do curso técnico em atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências - GEPEAC, com projeto de pesquisa:Linguagens, tecnologia digital e trabalho em indústrias no município de Simões Filho / Bahia

Citas

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

SANTANA, Azly Santos Amorim de; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Dime dónde estás: : estrategias de permanencia y éxito en educación remota de emergencia en Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Simões Filho. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 104–121, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72063. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72063. Acesso em: 24 nov. 2024.

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