Reflexões sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio a partir do olhar de educadores

um estudo de caso

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Emanuelly Peplinski CAPS AD Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71828

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Médio, Educação e Juventude

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito e reflexos da evasão escolar no Ensino Médio público na educação e prática escolar. Para tanto, utilizou-se a análise da literatura e o conteúdo de entrevistas realizadas com vinte e seis educadores de quatro escolas estaduais no município de Guarapuava/PR. A metodologia para levantamento de dados foi o estudo de caso, analisados pelo viés das representações sociais dos sujeitos envolvidos, tendo como pano de fundo o método materialista histórico. Recortou-se para a discussão, as respostas relacionadas às definições de evasão dos entrevistados, suas percepções dos reflexos da evasão na comunidade escolar e as ações realizadas para combater a evasão. Por fim, foi possível perceber que os discursos desenvolvidos sobre a evasão são diversos e refletem as ideologias que atravessam a escola, também foi possível perceber os avanços em relação às políticas públicas para a juventude que precisam ser discutidas para garantir o acesso e permanência de todos os estudantes à escola.

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Málaga (2015), financiado pelo CNPQ. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Foi Coordenador do Departamento de Pedagogia do Campus Santa Cruz, no biênio 2017-2018. É Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da mesma universidade, onde foi Coordenador no biênio 2019-2020. Tem interesse por estudos educacionais em Reformas Educativas Neoliberais, Trabalho e Educação, Marxismo e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História. É membro do Grupo de Investigación Profesorado, Comunicación e Investigación Educativa ? PROCIE, grupo consolidado pela Junta de Andalucía da Universidad de Málaga, onde compartilha interesse pela Pesquisa Narrativa em Educação, na perspectiva emancipadora e decolonial.

Emanuelly Peplinski, CAPS AD Guarapuava

Psicóloga Clínica CAPS AD Guarapuava 2019-. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste - UNICENTRO. Trabalha como professora de línguas estrangeiras. Especialista em Gestão de Recursos Humanos - Faculdade São Braz. Especialista em Neuropsicopedagogia - Faculdade São Braz. Facilitadora em Práticas Restaurativas pelo IIRP (International Institute for Restorative Practices). Graduação em Psicologia no ano de 2017 - Faculdade Guairacá, Guarapuava /PR.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec,1997.
BRASIL. IBGE. Séries Históricas e Estatísticas. 2016. Disponível em: <https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/default.aspx>. Acesso em: 01 nov. 2020.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742011000300007&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 04 fev. 2019.
FILHO, Raimundo Barbosa Silva; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527> Acesso em: 26 out. 2019.
FINI, Roberto; HEIJMANS, Rosemary Dore; LUSCHER, Ana Zuleima. Insucesso, fracasso, abandono, evasão... um debate multifacetado. In: CUNHA, Daisy Moreira. et al. Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2013. p. 235-275. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a07.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Revolução 4.0 e a reedição das lógica das revoluções burguesas [31 de outubro de 2019]. DMT em debate: Democracia e Mundo do Trabalho. Entrevista concedida a João Vitor Santos.
FORNARI, Liamara Teresinha. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do Capital. REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, Passo Fundo, 2010. p. 112-124. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2027/1260>. Acesso em: 14 jan. 2019.
GESTA. Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. GESTA, 2017
IBGE. Panorama Cidades – Guarapuava/PR. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/guarapuava/panorama> Acesso em: 02 ago. 2020.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica n°8/2017/CGCQTI/DEED. Brasília: INEP, 27 de junho de 2017.
INEP/MEC. Indicadores Educacionais, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais> Acesso em: 20 jun. 2020.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf> Acesso em: 27 abr. 2019.
KOHN, Alfie. Test today, privatiza tomorrow: using accountability to “reform” public schools to death. In: WATKINS, William H. (Ed.). The Assault on Public Education: confronting the politics of corporate school reform. New York: Teachers College Press, 2012. p. 79-96.
LEITE, Guilherme Antunes. Reforma do ensino médio, projeto pedagógico da Confederação Nacional da Indústria e a crise do mundo do trabalho no Brasil: delineamentos para a formação de estudantes da classe trabalhadora. Guarapuava/PR. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2021. 261p.
MARGIOTTA, Umberto; VITALE, Gabriella; SANTOS, Jácia Soares dos. O fenômeno do abandono escolar na Europa do Novo Milênio: dados, políticas, intervenções e perspectivas. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 349-366, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n94/0101-3262-ccedes-34-94-0349.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2020.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã (primeiro capítulo). Edição eletrônica: Ed. Ridendo Castigat Mores. 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A condição juvenil no século XXI. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; NJAINE, Kathie. Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do „ficar‟ entre jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011, pp. 17-43.
MOSCOVICI, Serge. A invenção da Sociedade: Sociologia e Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
PRESTES, Emília Maria da Trindade; FIALHO, Marília Gabriella Duarte. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 869-889, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362018000300869&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 26 out. 2020.
PONTE, João Pedro. O estudo de caso na investigação em Educação Matemática. Quadrante, Lisboa, v. 3, n. 1, 1994.
RODRIGUES, Luciana Soares, et al. A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. 66, p. 889-901 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/icse/v22n66/1807-5762-icse-1807-57622017-0129.pdf> Acesso em: 10 jun. 2019.
SANTOS, Maria E. de Moura. Relações históricas entre trabalho, educação e pobreza. Teresina: EDUFPI, 2018.
SILVA, Marco Aurélio; FILHO, Antônio Costa Gomes. A cultura conservadora de Guarapuava, frente ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Revista Gestão em Foco, Amparo, 11 ed., p. 86-94, 2019. Disponível em: <http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/05/007_A-CULTURA-CONSERVADORA-DE-GUARAPUAVA-FRENTE-AO-DESENVOLVIMENTO-ECON%C3%94MICO-SOCIAL-E-TECNOL%C3%93GICO.pdf> Acesso em: 02 ago. 2020.
SILVEIRA, Olivia. Permanecer na Escola: um estudo com jovens egressos do Projovem. Salvador: EDUFBA, 2014.
SOARES, Tufi Machado. et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0757.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2018.
STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões de permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado, 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
TOSTES, Maiza Vaz; et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, 2018.
WITTE, Kristof de. et al. A critical review of the literature on school dropout. Educational Research Review, Regensburg, v. 10, p. 13-28, 2013. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X13000286> Acesso em: 20 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 236–256, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71828. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71828. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.