Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA - campus Simões Filho

Autores

  • Regina Célia Palácio Lambiase INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA
  • Ana Karoline dos Santos Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72035

Palavras-chave:

Evasão escolar. Retenção na escola. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Diante da realidade da evasão de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, este artigo tem como objetivo geral compreender, dentro das percepções dos alunos e coordenadores dos cursos, quais as causas desta ocorrência. Como objetivos específicos iremos: a) Identificar os pontos de retenção na matriz curricular do curso; b) Identificar as causas da evasão e retenção; c) Identificar os indicadores de tendência que influenciam na evasão e retenção. Como metodologia, a pesquisa se classifica como explicativa com abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram: 1. Questionário com perguntas objetivas para os discentes; 2. Entrevistas semiestruturada com os coordenadores de curso e 3. Análise documental dos projetos dos cursos técnicos integrados: Eletromecânica, Mecânica, Petróleo e Gás e Metalurgia; 4. Questionário aplicado a Gerência de Recursos Acadêmicos (GRA) a fim de compreender como se comporta o setor em relação a evasão. Percebemos que os principais motivos da evasão na percepção dos coordenadores e dos discentes foram: 1. Duração do curso, 2. Greves e paradas no ano letivo e 3. Pandemia do Novo Corona Vírus.

Biografia do Autor

Regina Célia Palácio Lambiase, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Regulação da Indústria de Energia pela UNIFACS e graduação em Economia pela UFBA. Atualmente é professora de ensino superior, médio e técnico do Instituto Federal da Bahia - Simões Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Regulação e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Regulação e Introdução à Economia.

Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-0115-2076  

Ana Karoline dos Santos Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho - IFBA

Cursando quarto semestre da Licenciatura em Eletromecânica no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho. Possui curso Técnico concluído (2014) em Manutenção Mecânica Industrial pelo IFBA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Salvador. 

Orcid. https://orcid.org/0000-0002-9854-8781

Referências

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Setec/mec. Setec/mec. Plataforma Nilo Peçanha: PNP 2019. 2018. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2018.html>. Acesso em: 04 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Plano Nacional de Educação – PNE, 2014a. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm>. Acesso em:19 jul 2020.

DORE, Rosemary. CASTRO, Tatiana L. de. SALES, Paula E Nogueira. Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de minas gerais. 2015.

IFBA, Projeto de curso Eletromecânica, Simões Filho. 2010.

IFBA, Projeto de curso Mecânica, Simões Filho. 2010.

IFBA, Projeto de curso Metalurgia, Simões Filho. 2010.

IFBA, Projeto de curso Petróleo e Gás, Simões Filho. 2010.

IFBA, Gerência de Registros Acadêmicos. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/menu-ensino/setores/gra-1/gerencia-de-registros-academicos-gra Acesso em 19/09/2021.

LICHTMAN, M. Chapter Learning Others Through Interviewing. In: Qualitative research in educacion: a user's guide. Thousand Oaks: sage, 2010.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

YOCOTA, Meire S. F. Evasão no ensino técnico e técnico integrado ao ensino médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em eletrônica, informática e mecatrônica da Etec Jorge Street do Centro. Dissertação apresentada como requisito parcial à conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. 2015.

WENTZ, Andréia Garcia. ZANELATTO, Elisângela Mara. Causas da Evasão escolar no Ensino técnico. Revista Signos. Ano 39, n 2. 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

LAMBIASE, Regina Célia Palácio; DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Ana Karoline. Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA - campus Simões Filho. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 217–235, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.72035. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72035. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.