RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DO SÓCIO: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO ADMINISTRATIVA NO DIREITO PORTUGUÊS E A POSSIBILIDADE DE SUA APLICAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO.

Autores

  • Paulo Roberto Lyrio Pimenta Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Católica do Salvador - UCSAL
  • Loan Kizzi Reina Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Responsabilidade, Sócio Administrador, Reversão Fiscal, Possibilidade, Ordenamento brasileiro

Resumo

O tema da responsabilidade tributária tem sido debatido intensamente no âmbito doutrinário e na jurisprudência dos Tribunais nos últimos anos. Neste particular, os novos critérios de cobrança dos créditos públicos na seara federal, implementados pela Portaria nº 396, de 20 de abril de 2016, que criou o Regime diferenciado de Cobrança de Créditos, promoveram significativas alterações em diversos procedimentos administrativos realizados pela Procuradoria da Fazenda Nacional, visando a cobrança do crédito tributário, principalmente naqueles relacionados à inclusão do sócio administrador, nos casos previstos no art. 135, I do Código Tributário Nacional. O presente trabalho pretende analisar o procedimento de inclusão administrativa do sócio-gerente no direito português, denominado de reversão. Observar-se-á que este exige a observância dos pressupostos da inexistência de bens e do exercício da gerência, além de um determinado rito, o qual envolve inclusive a realização de uma audiência prévia, antes da edição do provimento administrativo, devidamente motivado, que vier a deliberar pela inclusão do sócio. Este procedimento submete-se ao controle jurisdicional. Com base nessa análise, o trabalho pretende enfrentar os limites para a aplicação desse tipo de procedimento no direito brasileiro, concluindo pela possibilidade de utilização de determinados parâmetros estabelecidos pelo direito português para que o sócio seja incluído também em um procedimento administrativo, e não no curso do processo jurisdicional de execução fiscal, no ordenamento brasileiro. Desse modo, pretende-se aproveitar os subsídios da experiência portuguesa para que o tema seja tratado no direito pátrio dentro de uma nova perspectiva, que é a da discussão sobre a responsabilidade tributária do sócio no âmbito administrativo, e não na esfera judicial, como ocorre atualmente.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Lyrio Pimenta, Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Católica do Salvador - UCSAL

Pós-Doutorado na Universidade de Munique, Alemanha. Doutor em Direito pela PUC-SP. Professor dos Cursos de Gradução e de Pós-Graduação da UFBA e da UCSAL Juiz Federal na Bahia. Ex-Pesquisador do CNPQ

Loan Kizzi Reina, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda em Direito pela UFBA. Procuradora da Fazenda Nacional na Bahia

Referências

ABREU, Coutinho de; Ramos, Elisabete. Responsabilidade Civil de Administradores e de Sócios Controladores (notas sobre o artigo 379º do Código do Trabalho). In: Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho – Miscelâneas, nº 03, Coimbra, Almedina, 2004, p.7-55.

CABRAL, João Miguel Primo dos Santos. A Responsabilidade Tributária subsidiária do Administrador de Facto. In: Estudos em Homenagem ao Prof. Dr. Henrique Mesquita, Coimbra, Coimbra Editora, 2009, p.243-292.

CAMPOS, Diogo Leite de; RODRIGUES, Benjamim Silva Rodrigues; SOUSA, Jorge Lopes de. Lei Geral Tributária Comentada e Anotada, 3ªed. Lisboa, Vislis Editores, 2003.

CASIMIRO, Sofia de Vasconcelos. A Responsabilidade dos Gerentes, Administradores e Directores pelas Dívidas Tributárias das Sociedades Comerciais, Coimbra, Almedina, 2000.

CORDEIRO, Antônio Menezes. A Lealdade no Direito das Sociedades, Revista da Ordem dos Advogados, dezembro de 2006, Lisboa, p.1033-1045.

CORDEIRO, Antonio Menezes. Os Deveres Fundamentais dos Administradores das sociedades, Revista da Ordem dos Advogados, setembro de 2006, Lisboa, p.485-498.

CUNHA, Tânia Meirelles da. Da Responsabilidade dos Gestores de Sociedades Perante os Credores Sociais, a culpa nas responsabilidades civil e tributária, 2ªed. Coimbra, Almedina, 2009.

FIGUEIREDO, J.A. Seabra de. A responsabilidade dos Gerentes ou Administradores na Lei Fiscal, Vida Econômica, Lisboa, 1996/97, p.59-73.

GUERREIRO, Antônio Lima. Lei Geral Tributária Anotada, Lisboa, Rei dos Livros, 2001.

MARTINS, Antônio Carvalho. Responsabilidade dos Administradores ou Gerentes por Dívidas de Impostos, Coimbra, Coimbra Editora, 1994.

MARTINEZ, Soares. Direito Fiscal, 10ªed. Coimbra: Almedina, 2003.

MORGADO, Abílio. Responsabilidade Tributária: ensaio sobre o Regime do Art. 24º da Lei Geral Tributária. Ciência e Técnica Fiscal, nº415, janeiro/junho 2005, p.67-80.

PANZINA, Pedro. A Responsabilidade subsidiária tributária, Revista Fiscal, Porto, 2007, p.7-18.

PORTUGAL. Supremo Tribunal Administrativo. Disponível em: www.stadministrativo.pt. Acesso em: 20/04/2017, às 11:50hs.

SANCHES, José Luís Saldanha. Manual de Direito Fiscal. 3ª ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2007.

SANTOS, Joana Patrícia de Oliveira. Responsabilidade dos Corpos Sociais e Responsáveis Técnicos: Análise do Artigo 24º da Lei Geral Tributária. Estudos de Direito Fiscal, Coimbra, Almedina, 2006, p.5-18.

SOARES, Maria Dulce. A Responsabilidade dos Administradores e Gerentes pelas Dívidas Tributárias: a avaliação da culpa na insuficiência do patrimônio. In, Jurisprudência Fiscal anotada, Coimbra, Almedina, 2002, p.51-100.

SOUSA, Jorge Lopes de. Código de Procedimento e de Processo Tributário - anotado e comentado, vol. I. 6ª ed. Lisboa: Áreas Editora, 2011.

SOUSA, Jorge Lopes de. Código de Procedimento e de Processo Tributário - anotado e comentado, vol. III. 6.ª ed. Lisboa: Áreas Editora, 2011.

SOUSA, Jorge Lopes. Código de Procedimento e Processo Tributário – Anotado e Comentado. 5ª ed., vol. II. Lisboa: Áreas, 2007.

SOUSA Pedro E . A Responsabilidade Tributária dos Administradores e Gerentes na Lei Geral Tributária e no CPPT. Revista da Ordem dos Advogados, ano 60, 2000, p.1454-1460.

TORRES, Manuel Anselmo. A Simulação na Lei Geral Tributária, Fiscalidade – Revista de Direito e Gestão Fiscal, nº 01, Coimbra, Coimbra Editora, 2000, p.43-62.

VASQUES, Sérgio. A Responsabilidade dos Gestores na Lei Geral Tributária. Fiscalidade – Revista de Direito e Gestao Fiscal, nº 01, 2000, p.57-71.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Doutrina Nacional