Televisão e Franchising: a expansão dos formatos
Palavras-chave:
Televisão, Franchising, FormatosResumo
A mercantilização de formatos de programas televisivos cresceu e se tornou praxe no século XXI. As grades de programação televisiva incluem produtos franqueados que vão desde telenovelas até os mais recentes reality shows vendidos internacionalmente para adaptação e consumo local. Este artigo visa apresentar o entrelaçamento entre comunicação e modelo franchising de negócios como fator principal para o desencadeamento e expansão do fluxo de comunicação em escala global de formatos televisivos.
Referências
COSTA, Ana Paula Silva Ladeira; AMANCIO, Antonio Carlos Tunico. Franquias televisivas: Processos de produção, venda e circulação. Revista GEMInIS, n. 1 Ano 6, p. 154-173, 2015.
DUTRA, Fábio Ricardo. Conflitos em redes de franquias. 2008.
FRANÇA, Vera Veiga; HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. 9ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MARTÍN-BARBERO, J; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Trad.: Jacob Gorender. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.
ROCHA, Debora Cristine. Reality TV e reality show: ficção e realidade na televisão. E-compós: Revista da, 2009.
SANTIAGO, Alexandre Gustavo D.; PEREIRA, Marcos Henrique R. Conhecimento dos fundamentos do modelo franchising para quem pretende integrar o mercado. 2011. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/artAvaliacao/aval0036016.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
SILVA, Maciel Henrique; SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. Editora Contexto, 2010.
TEIXEIRA, Coelho. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.