Televisão e Franchising: a expansão dos formatos

Autores

  • Maria Thaís Firmino da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Televisão, Franchising, Formatos

Resumo

A mercantilização de formatos de programas televisivos cresceu e se tornou praxe no século XXI. As grades de programação televisiva incluem produtos franqueados que vão desde telenovelas até os mais recentes reality shows vendidos internacionalmente para adaptação e consumo local. Este artigo visa apresentar o entrelaçamento entre comunicação e modelo franchising de negócios como fator principal para o desencadeamento e expansão do fluxo de comunicação em escala global de formatos televisivos.

Biografia do Autor

Maria Thaís Firmino da Silva, Universidade Federal do Ceará

Jornalista; Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Bolsista Capes; Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Técnica em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio de Sá (FIC).

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Silva, M. T. F. da, & Lima, M. Érica de O. (2018). Televisão e Franchising: a expansão dos formatos. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(2), 49–59. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39979

Edição

Seção

Artigos Livres