MÍDIA NA ESCOLA PARA FALAR DE MEIO AMBIENTE

Autores

  • Thaiane Firmino Universidade Federal do Ceará
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educomunicação, Meio Ambiente, Podcast, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este artigo versa sobre a pertinência de aliar mídia e educação com vista a aproximar as temáticas ambientais da realidade vivenciada no âmbito escolar. A abordagem metodológica apresentada é qualitativa e se ampara nos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa-Ação. Trata-se de produção que apresenta propositura de investigação destinada a estimular - a partir da educomunicação e com a utilização da ferramenta de mídia podcast - compreensão acerca das questões sobre meio ambiente por parte de estudantes.

Biografia do Autor

Thaiane Firmino, Universidade Federal do Ceará

ornalista; Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 07 agosto de 2016.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-

qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf. Acesso em: 29 maio 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

CONSANI, M. Como usar o rádio na sala de aula​. São Paulo: Contexto, 2007.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aplicações escolares do Podcast. 6º CONAHPA–João, 2013. Disponível em: http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2013/assets/aplicacoes_escolares_eugenio.pdf. Acesso em: 07 agosto de 2016.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

MCLUHAN, Marshall, O meio é a Mensagem In Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem, São Paulo: Cultrix, 1969 – pp. 21.

SOARES, Donizete. Educomunicação – O que é isto? São Paulo, 2006.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. 2000. Diponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934/39656 Acesso em: 10 de outubro 2000.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.3, pp.443-466. ISSN 1517-9702. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 10 julho 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

Firmino, T., & Lima, M. Érica de O. (2018). MÍDIA NA ESCOLA PARA FALAR DE MEIO AMBIENTE. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 186–195. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39739

Edição

Seção

Temática Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)