“A arquibancada é de todos nós”: Indústria Cultural e a luta dos Gaviões contra o futebol moderno
Palavras-chave:
Futebol, Industria Cultural, Gaviões da FielResumo
O futebol, antes um meio de lazer, se transformou em espetáculo midiático. Com ênfase no pensamento dos intelectuais da Escola de Frankfurt, o presente artigo tem por objetivo analisar a luta contra o futebol moderno promovida pela maior torcida organizada do País, a Gaviões da Fiel, relacionada à influência exercida pela Indústria Cultural sobre este esporte. Metodologicamente o estudo se baseia na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do Jornal O Gavião, principal meio utilizado pela torcida para abordar o assunto. Conclui-se que a postura adotada pela Gaviões da Fiel se opõe aos levantamentos dos pensadores frankfurtianos, de acordo com os quais o futebol seria instrumento de manipulação. Não há por parte dos torcedores uma alienação com relação aos fatos contemporâneos.Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: O esclarecimento como mistificação de massas. In: _______. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALBUQUERQUE, Gabryella Regina Ferreira de. De todas as cores ao verde e amarelo: torcidas organizadas, comunicação organizacional e identidade cultural. 2013. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em:< http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7588/1/2013_GabryellaReginaFerreiradeAlbuquerque.pdf>. Acesso em: 29 set. 2018.
ARROYO, Gabriel; MARQUES, José Carlos. As relações do futebol na mídia e o matrimônio de interesses: As mensagens na camisa do Corinthians. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 18, Recife. Anais... Bauru: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013. Disponível em:<http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1029-1.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
BRITTOS, Valério; SANTOS, Anderson. Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado, Comunicação, mídia e consumo. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo. Escola de Propaganda de São Paulo (ESPM), v.9, n.26 (nov. 2012), pp.173-190. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/350/pdf>. Acesso em 26 set. 2018.
CRUZ, Maria; SAID, Gustavo. Teoria Crítica e Futebol Sob o Olhar da Indústria Cultural. In: I Seminário Internacional do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fórum de Pesquisas em Comunicação, Esporte e Cultura, 2014. Disponível em: < http://labmidiaesporte.weebly.com/uploads/2/4/5/6/24568817/teoria_critica_e_futebol.pdf>. Acesso em 28 set. 2018.
GOMES, Érica; MARTINS, Daniela. Gaviões da Fiel - 45 anos: A história da maior torcida organizada do país. São Paulo: Produção independente, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.