Desigualdade em tempos de pandemia

aprendizagens e desafios educativos da cidadania digital

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.91256

Resumo

Refletir sobre o significado do que aconteceu e ainda está acontecendo em consequência da pandemia de Covid-19 requer contextualizar as circunstâncias desses tempos estranhos ao lado de cenários mais esperançosos que se desenham. Mesmo vivendo a “pós-pandemia” e as “novas variantes” de um vírus que veio para ficar, é importante recuperar as memórias do tempo de distanciamento físico e da quarentena, que parecem oscilar entre “um tempão” e “parece que foi ontem”. No âmbito da escola e da formação, é fundamental refletir sobre as respostas dadas ao contexto de emergência sanitária, que evidenciou ainda mais as diversas facetas da desigualdade econômica, social, cultural e digital em nosso país. A falta de infraestrutura e acesso à equipamentos e conexões de qualidade, o Ensino Remoto e a Educação on line sem a devida formação docente e a falta do necessário tempo de aprendizagem evidenciaram cenários de grandes dificuldades. Para muitos professores as videoconferências foram e ainda têm sido um substituto das aulas, fruído com a mesma modalidade de ensino presencial, expositivo. Para outros, as possibilidades da cultura digital foram e ainda são consideradas uma ocasião de inventar, de criar alternativas e de experimentar metodologias inovadoras e construir outras aprendizagens. São aspectos destas questões que o artigo pretende discutir.

Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância Comunicação Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq.  Possui diversas publicações no campo de estudos da infância, cultura lúdica, cinema, mídia-educação e formação de professores na cultura digital.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Fantin, M. (2023). Desigualdade em tempos de pandemia: aprendizagens e desafios educativos da cidadania digital. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(especial), 8–30. https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.91256