Desigualdade em tempos de pandemia
aprendizagens e desafios educativos da cidadania digital
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.91256Resumo
Refletir sobre o significado do que aconteceu e ainda está acontecendo em consequência da pandemia de Covid-19 requer contextualizar as circunstâncias desses tempos estranhos ao lado de cenários mais esperançosos que se desenham. Mesmo vivendo a “pós-pandemia” e as “novas variantes” de um vírus que veio para ficar, é importante recuperar as memórias do tempo de distanciamento físico e da quarentena, que parecem oscilar entre “um tempão” e “parece que foi ontem”. No âmbito da escola e da formação, é fundamental refletir sobre as respostas dadas ao contexto de emergência sanitária, que evidenciou ainda mais as diversas facetas da desigualdade econômica, social, cultural e digital em nosso país. A falta de infraestrutura e acesso à equipamentos e conexões de qualidade, o Ensino Remoto e a Educação on line sem a devida formação docente e a falta do necessário tempo de aprendizagem evidenciaram cenários de grandes dificuldades. Para muitos professores as videoconferências foram e ainda têm sido um substituto das aulas, fruído com a mesma modalidade de ensino presencial, expositivo. Para outros, as possibilidades da cultura digital foram e ainda são consideradas uma ocasião de inventar, de criar alternativas e de experimentar metodologias inovadoras e construir outras aprendizagens. São aspectos destas questões que o artigo pretende discutir.
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